29 de novembro de 2010

O Galpão Piollin e Casa Grande













Após o mutirão de limpeza na área interna do Galpão Piollin, efetivado em parceria com a Quadrilha Junina Lajedo Seco e com apoio do Emlur – Empresa de Limpeza Urbana de João Pessoa, foi à vez da Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura Iniciar essa semana os serviços de demolição das áreas danificadas desse espaço .

A projeção do núcleo gestor do Centro Cultural Piollin é de que esse trabalho da Seinfra/PMJP possa avançar no sentido de resolver os problemas estruturais que ainda apresenta o Galpão, de modo seja possível a instalação em 2011 dos equipamentos que irão garantir o funcionamento das oficinas permanentes de circo.

No caso da estrutura para o funcionamento do circo, o Centro Cultural Piollin aprovou projeto no Edital Prêmio Carequinha da Funarte 2010 que garante a aquisição de parte desses equipamentos.

Ao mesmo tempo, tiveram inicio ainda nessa semana os trabalhos de demolição de áreas que descaracterizavam o projeto original da Casa Grande do Engenho Paul, sede do Centro Cultural Piollin. Esse trabalho, realizado pela Oficina Escola, teve que ser antecipado por conta da situação em que encontrava o maderamento dessas áreas.
Após a conclusão desses serviços, está prevista a reconstrução de parte da varanda, incluída no projeto de restauração da Casa Grande, assinado pelo arquiteto Marcos Santana.

A Oficina Escola, responsável pelas obras de restauro do espaço que abriga o Teatro Piollin, é uma organização social que atua na formação de jovens nas áreas de jardinagem, marcenaria e alvenaria voltadas especificamente para a restauração do patrimônio arquitetônico e histórico na Paraíba.

A melhoria desses espaços estão previstos no Plano de Trabalho do Centro Cultural Piollin elaborado em 2009 com a colaboração de técnicos do Sebrae-PB e foram ratificados pelos sócios da organização em Assembleia Geral .

Nenhum comentário:

Postar um comentário