Projetos

O Piollin desenvolve um conjunto de projetos orientados em três linhas de atuação: melhoria dos espaços físicos, recuperação dos ambientes internos e externos; requalificação do projeto político pedagógico, que tem como foco a educação integral de crianças, adolescentes e jovens de escolas públicas; e incremento da difusão da produção cultural, orientado na ação colaborativa entre grupos culturais e no fortalecimento dos espaços descentralizados de arte e cultura da cidade de João Pessoa-PB.

Espaços físicos: O fato da sede do Piollin estar situada, desde 1980, em espaços remanescentes de um antigo engenho de cana-de-açúcar, com uma casa grande e uma fábrica de rapadura, os esforços de melhoria da sede passam pela restauração desses dois imóveis. Entre 2002 e 2004, foi restaurada a antiga fábrica de rapadura do engenho e adaptada ao funcionamento do Teatro Piollin, com apoio da Oficina Escola de João Pessoa e recursos do Fundo Municipal de Cultura do Município de João Pessoa. Restam ainda a realização do projeto de restauração da casa grande junto com o projeto paisagístico do seu entorno e a recuperação de parte dos ambientes de apoio pedagógico e administrativo: cozinha, refeitório e sanitários.

Difusão e Produção: A presença constante de grupos sócio-culturais (especialmente de bairros próximos a sede do Piollin, mas também de outros núcleos urbanos da cidade e de outras regiões do país) vem crescendo muito, notadamente nos últimos seis anos. Mesmo sem a completa conclusão dos projetos de melhoria dos espaços físicos. A presença desses grupos se articula com as ações pedagógicas, precisamente quando das apresentações de espetáculos, gerando oportunidades de debates e oficinas, ampliando a oportunidades de acesso à produção por crianças, adolescentes e jovens de bairros vizinhos ao Piollin.