7 de novembro de 2012

Caravana Piollin inicia circulação pela cidade Nova Palmeira




O projeto Caravana Piollin, contemplado no Programa BNB de Cultura /parceria BNDES – edição 2012, inicia sua programação gratuita neste dia 9 (sexta-feira), visitando a cidade de Nova Palmeira com apresentação do espetáculo de circo “Impactos” e do espetáculo de teatro “Pedaços de peças, trepeças e presepadas”, além da realização duas oficinas.

A caravana oferece aos educandos do Ciclo III do Piollin a oportunidade de estágio nas áreas da produção, gestão e de encenação, através de apresentações dos dois espetáculos produzidos como resultados das oficinas de circo e teatro neste ano de 2011. Serão cinco cidades a serem visitadas, considerando a existência de grupos de artes cênicas ou de projetos de ensino formal ou informal nas áreas do circo e/ou teatro.

Segundo Marcelina Moraes, coordenadora administrativa do Piollin, a experiência anterior da Caravana Piollin em 2009 reafirmou a necessidade de manutenção e ampliação de estágios com os educandos que passaram pelo ciclo I e II, que correspondem à iniciação, escolha e desenvolvimento de habilidades do circo e teatro, áreas centrais do projeto político pedagógico do Centro Cultural Piollin.

“Considera-se que para às artes cênicas convergem outras expressões, a exemplo da música, artes plásticas e literatura que contribuem para o processo de ensino aprendizagem e, entre os objetivos específicos de formação de adolescentes e jovens, oriundos de setores populares, colaboram também para a constituição de grupos que possam exercer de forma autônoma um papel relevante na sua comunidade de origem, mas também ocupando espaços em outras localidades do estado”, observa a coordenadora.

São estes os principais focos de atenção da Caravana Piollin, que é manter o trabalho de formação de crianças, adolescentes e jovens, fortalecendo as iniciativas em que o acesso a cultura e arte compreendam a necessidade em gerar oportunidades de exercer as múltiplas possibilidades de auto expressão e organização social.

Além de Nova Palmeira, em 2013 a caravana percorrerá as cidades de Marcação, Baia da Traição, Lagoa Seca, Picuí e Pilões. Para a escolha destas cidades levou-se em consideração a presença de Pontos de Cultura e/ou de grupos de artes cênicas que já tenham informação sobre o trabalho do Piollin.

As apresentações serão precedidas de visitas a estas organizações com material didático sobre o trabalho pedagógico e conversas em torno desse projeto e dos espetáculos com os educadores e gestores dos projetos nessas localidades. É também uma oportunidade para o trabalho de produção e divulgação do evento.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Dia 09/11 (sexta-feira)
15h – Espetáculo de teatro Pedaços de peças, trepeças e presepadas
Local: Espaço Cultural Prof.ª Leuzinha

Dia 10/11 (sábado)
10h – Oficina de Circo e de Teatro
Local: Espaço Cultural Prof.ª Leuzinha

16h – Espetáculo de circo Impactos
Local: Em frente à igreja principal

Informações à imprensa
Calina Bispo
83 8891 3334 | 9627 9397

Nenhum comentário:

Postar um comentário