29 de maio de 2013

Caravana Piollin chega ao brejo paraibano


A terceira edição do Projeto Caravana Piollin chega à cidade de Pilões, localizada no Brejo da Paraíba, com os últimos espetáculos de circo e teatro da temporada 2012 de formação do Centro Cultural Piollin. As apresentações do espetáculo de circo “Impactos”, dirigida por Kléber Marone e Giovana Lima, e do espetáculo teatral “Pedaços de Peças, Trepeças e Presepadas”, com direção de Gigliolla Mello e Nyka Barros, serão nos dias 01 e 02 de junho. Ainda na programação, a trupe da caravana realiza na cidade, duas oficinas gratuitas de circo e teatro.

A cidade de Baía da Traição recebeu a Caravana no dia 18 de maio de 2013
      
A Caravana Piollin, criada em 1978 logo após a fundação da Escola Piollin – hoje Centro Cultural Piollin –, tem o intuito de proporcionar aos educandos do Ciclo III da instituição a oportunidade de estágio nas áreas de produção, gestão e de encenação, através de apresentações dos dois espetáculos produzidos como resultado das oficinas de circo e teatro dos anos de 2011 e 2012. As visitas e apresentações nas cidades, dentre estas Nova Palmeira, Baía da Traição, Mataraca e Marcação, se iniciaram no dia 18 de maio e ocorreram nos finais de semana que se sucederam. Como critério de escolha destas localidades foram consideradas a existência de grupos de artes cênicas ou de projetos de ensino formal ou informal nas áreas do circo e/ou teatro.

Segundo Marcelina Moraes, coordenadora administrativa do Centro Cultural Piollin, a experiência anterior da Caravana Piollin em 2009 reafirmou a necessidade de manutenção e ampliação de estágios com os educandos que passaram pelo ciclo I e II, que correspondem à iniciação, escolha e desenvolvimento de habilidades do circo e teatro, áreas centrais do projeto político pedagógico do Centro Cultural Piollin.

Cortejo na praia de Barra de Camaratuba

“Considera-se que para as artes cênicas convergem outras expressões, a exemplo da música, artes plásticas e literatura que contribuem para o processo de ensino- aprendizagem e, entre os objetivos específicos de formação de adolescentes e jovens, oriundos de setores populares, colaboram também para a constituição de grupos que possam exercer de forma autônoma um papel relevante na sua comunidade de origem, mas também ocupando espaços em outras localidades do estado”, observa a coordenadora.

Neste sentido, os principais focos de atenção da Caravana Piollin abrangem a manutenção do trabalho de formação de crianças, adolescentes e jovens, fortalecendo as iniciativas em que o acesso à cultura e arte compreendam a necessidade em gerar oportunidades de exercer as múltiplas possibilidades de auto expressão e organização social. A Caravana Piollin é um projeto contemplado no Programa Banco do Nordeste do Brasil (BNB) de Cultura /parceria Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) – edição 2012 e que conta com apoio do Fundo de Incentivo à Cultura Lei Augusto dos Anjos.

Programação:
Sábado (01/06/2013)
18h30min – Cortejo e apresentação do espetáculo de Circo “Impactos” na Praça em frente à Igreja do Sagrado Coração 

Domingo (02/06/2013)
15h30min – Apresentação do espetáculo de teatro “pedaços de peças, trepeças e presepadas” na Praça em frente à Igreja do Sagrado Coração



Um comentário: