21 de agosto de 2013
Inscrições abertas para II Encontro de Teatro Aberto
O Centro Cultural Piollin está recebendo inscrições de grupos amadores ou comunitários que desejem participar do II Encontro de Teatro Aberto promovido desde 2012 pela instituição. A programação contará com apresentações, em formato de mostra, de espetáculos amadores e comunitários da grande João Pessoa.
Além das apresentações, o encontro contará ainda com a realização de oficinas de iluminação e interpretação, além de palestra sobre a origem do teatro com o professor do curso de teatro da UFPB Everaldo Vasconcelos.
O Piollin também já está agendando escolas que desejem assistir a programação. O II Encontro de Teatro Aberto será realizado de 23 a 27 de setembro no Centro Cultural Piollin. O prazo de agendamento e inscrição para apresentações e participação nas oficinas segue até 1 de setembro. Os interessados devem enviar email para piollin30@gmail.com ou ligar para 3241 6343 e solicitar a ficha de inscrição e mais informações sobre o agendamento das escolas
O evento tem por objetivo estimular a formação e provocar a reflexão do teatro estudantil e comunitário. A programação é voltada para estudantes do ensino fundamental e médio, e educadores em geral. A proposta do evento é oferecer a oportunidade das escolas e instituições apresentarem seus espetáculos em qualquer um dos espaços que compõem o complexo do Centro Cultural Piollin, inovando e resignificando a ideia de espaço cênico.
“Convidamos diversas escolas e instituições para participar com espetáculos e para acompanhar a programação, além de participar das oficinas, pois acreditamos que desta forma estamos contribuindo não apenas para a apreciação do teatro estudantil mas também para a formação das pessoas que estão envolvidas nesse processo, e ainda possibilitamos a divulgação do trabalho que cada uma das escolas participantes desenvolve na área teatral enquanto ferramenta pedagógica”, observa Simone Alves, coordenadora pedagógica do Piollin.
Para Nykaelle Barros, educadora de teatro do Piollin, além de atriz e pesquisadora da área, a ideia do evento surge a partir da perspectiva do teatro enquanto espaço de encontro para falar DE e SOBRE teatro, e assim descobrir novas possibilidades de espaços cênicos.
“Partimos do princípio de que qualquer espaço pode ser um espaço cênico e o espaço físico também pode ser visto como objeto dramatúrgico. Acredito que esse encontro esteja buscando mostrar justamente isso ao mesmo tempo em que refletimos sobre a obra em si mesma, que no caso do teatro, está sempre aberta e em processo”, observa a educadora.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário