19 de fevereiro de 2014

Proposta Pedagógica do Piollin 2014

A proposta pedagógica do Centro Cultural Piollin é trabalhar a educação integral de crianças, adolescentes e jovens dos sete aos 24 anos através de ciclos, que neste ano, são quatro: ciclo terra, ciclo água, ciclo fogo e ciclo ar. A ideia é estimular o diálogo entre esses diferentes grupos por meio da participação dos educandos, de segunda a sexta-feira, no contraturno da escola formal e a interdisciplinaridade das oficinas propostas. 

Foto: Marco Pimentel

No ano de 2014, continuamos a desenvolver as linguagens de circo, teatro, arte da palavra, artes visuais e semear o planeta. Além disso, temos como foco trabalhar a importância do ato de ler, direito que tem sido negligenciado historicamente. A proposta pedagógica do Centro Cultural Piollin abrange, ainda, a realização de eventos permanentes que compreendem o Encontro Piollin de Experimentação Cultural, realizada duas vezes por ano, marcando a culminância das atividades das oficinas; Encontro de Teatro Aberto, que é um espaço dedicado ao teatro comunitário; o Brechó Cultural Solidário, realizado em parceria com a ONG Apôitchá e o Show Solidário, promovido com o objetivo de mobilizar recursos para a manutenção de suas atividades.

Com essas atividades, o Centro Cultural busca dar continuidade às ações, que acontecem há 36 anos, de redução da drogadição, subempregos, trabalho infantil, prolongamento da vida estudantil dos educandos e, ainda, de potencializá-los enquanto sujeitos comunitários.  “Nossa missão é a de criar condições para que estes jovens sejam sujeitos protagonistas e ativos em suas comunidades por meio da arte”, explica Simone Alves, coordenadora pedagógica do Centro Cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário