22 de agosto de 2012

CIRCO-TEATRO PARA TODA A FAMÍLIA NESTE DOMINGO (26)




O projeto pedagógico do Centro Cultural Piollin destaca-se nacionalmente por ser pautado em quatro ciclos de formação coletiva que colocam a arte circense em foco na cidade de João Pessoa. Só ao final do ciclo IV é que os educandos da instituição encerram essa etapa de formação e partem para a realização prática do processo de aprendizado desenvolvido ao longo de anos.

O ESPETÁCULO O GATO MALHADO E A ANDORINHA SINHÁ, COM DIREÇÃO DE DUÍLIO CUNHA, É A CONCRETIZAÇÃO DESSE PROJETO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NO CENTRO CULTURAL E SERÁ APRESENTADO NESTE DOMINGO (26) NO CIRCO PIOLLIN, ÀS 19H30.

A apresentação integra a programação que será registrada por uma equipe de 11 pessoas do Itaú Cultural, que chega a João Pessoa para conhecer de perto o projeto pedagógico desenvolvido pela educadora Simone Alves na instituição.

Além da apresentação também estão previstas atividades de circo na lona Piollin e uma vivência com os alunos do Ciclo IV, turma que Simone acompanha desde 2007. O projeto da educadora ganhou destaque nacional ao ser um dos 14 selecionados na 3º. Edição do programa Rumos Itaú Cultural Educação – Cultura e Arte 2011-2013.

A proposta inscrita por Simone Alves, selecionada dentre as 941 inscrições de todo o país, é desenvolvida no Piollin desde 2007 e foi avaliada por uma comissão independente, formada por especialistas na área de Cultura, Educação e Arte, convidadas pelo Instituto Itaú Cultural. Além de participar de um processo formativo, a educadora também receberá um prêmio no valor de dez mil reais.

O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá
Sinopse:
Uma história de Jorge Amado em cena. Uma floresta. Vários animais. Um gato e uma andorinha. Uma história de amor. Um espetáculo de circo-teatro para crianças de todas as idades.

Estão aí alguns ingredientes que compõem o espetáculo O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá.

Nessa narrativa cênica a floresta é o picadeiro do circo e os animais que nela habitam são os artistas circenses que povoam nosso imaginário. Tudo começa quando Doutor Sapo Cururu, na função de apresentador, resolve recontar uma história que o Vento contou para Manhã, e esta tratou de contar também para o Senhor Tempo. Nela, vemos o desenrolar do improvável amor entre o felino/acrobata Gato Malhado e a volátil/bailarina Andorinha Sinhá.

Essa notícia causa um verdadeiro alarido entre os outros bichos, como: a Vaca rumbeira, o religioso Papagaio domador de feras e o sedutor Galo, considerado o homem mais forte do mundo. O atrapalhado trio insistirá em afastar os dois membros de raças historicamente inimigas, aconselhando a moçoila a casar-se com o mavioso professor Rouxinol, exímio trapezista do circo. Diferentemente da vidente Dona Coruja que acompanha o enredo do (quase) impossível amor entre o predador e uma possível presa. Um sentimento que desabrocha na primavera, aquece no verão, esmorece no outono e tem seu desfecho no inverno.

Ficha técnica:
Direção: Duílio Cunha
Texto: Jorge Amado
Adaptação: Eleonora Montenegro
Elenco: Giovanna Lima, Nyelle Cavalcanti, Jhon Leno, Thiago Santino, Josemberg Pereira, Nindinaldo Alves, Marcos Anderson e Fabrício Carvalho

SERVIÇO:
O que: Apresentação do espetáculo “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”
Onde: Circo Piollin | R. Professor Sizenando Costa, s/n, Roger (ao lado da Bica)
Quando: 26 de agosto de 2012 (domingo)
Hora: 19h30
Quanto: GRÁTIS
LIVRE PARA TODAS AS IDADES!


Nenhum comentário:

Postar um comentário