22 de outubro de 2012

Piollin recebe nova montagem infantil do Grupo GRAXA de Teatro


 A Princesa Luzia e o Urso de Um Olho Só em cartaz esse mês

Em cartaz no Centro Cultural Piollin o espetáculo "A Princesa Luzia e o Urso de um Olho Só", a mais nova produção do Grupo Graxa de Teatro destinada ao público infantil. O espetáculo será apresentado nos dias 23 e 24 de outubro, com sessões exclusivas às 9h30, 14h e 16h para alunos de escolas públicas e ONGs dos bairros centrais de João Pessoa.

No sábado e domingo (27 e 28/10) as apresentações são abertas ao público em geral e tem entrada gratuita, com sessões às 17h. Toda a programação integra o projeto A música e a literatura na cena de A princesa Luzia e o urso de um olho só, patrocinado pelo Fundo Municipal de Cultura / FUNJOPE.

A peça, dirigida por Cely Farias e escrita por Joht Cavalcanti, conta a história de Luzia, uma garotinha órfã que tem como companhia apenas o seu avô, um velho ator aposentado, e seu urso de pelúcia de um olho só. Seu avô, que abandonou os palcos desde que ficou viúvo, agora precisa atuar como avô, pai e mãe, além de todos os personagens que inventa para tornar a vida de sua neta mais leve e feliz.


Luzia então mistura sua realidade com as fantásticas histórias contadas por seu avô e, ao lado do seu companheiro inseparável, o urso Irineu, cria suas próprias histórias, como a da Princesa do Reino da Luz, onde bruxos, fantasmas, lagartos africanos e outros seres ganham vida.

É no quarto da pequena Luzia onde tudo acontece e os elementos cotidianos magicamente ganham novas formas e significados, onde cama se transforma em trampolim, mosquiteiro se transforma em uma enorme torre, almofadas se transformam em uma plantação de melancias, e assim, a própria Luzia se vê transformada em sua nova realidade.

O elenco, com apenas um ator – Antônio Deol - e uma atriz – Ana Carolina Guedes - , ambos mestres em Artes Cênicas, vem conferir um alto nível não somente na interpretação, mas também na preocupação com o resultado da obra que, além de divertir, vislumbra educar e formar novos e conscientes cidadãos.
Os temas centrais da peça transitam entre a percepção do mundo particular em que vive Luzia, com a ausência dos pais, e a coragem para encarar os desafios quando se quer encontrar a felicidade, temas pertinentes a crianças de todos os lugares e culturas. 



Com temas que, embora atuais, são raramente tratados em obras para crianças, o Grupo Graxa pretende proporcionar uma reflexão sobre a morte, os novos arranjos familiares, a capacidade de libertação através da imaginação, tratando a criança como um ser capaz de refletir e compreender os problemas e questões próprios da infância e nem sempre tão fáceis de resolver.

Saiba Mais |O Projeto

A Música e a Literatura na Cena de “A Princesa Luzia e o Urso de um Olho Só”, é um projeto do Grupo Graxa, patrocinado pelo Fundo Municipal de Cultura / FUNJOPE, que, além da apresentação de espetáculo teatral para as comunidades escolares e ONGs que trabalham com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e o público no geral do município de João Pessoa, propõe uma experiência que possibilite uma maior compreensão da pluralidade de linguagens próprio do fenômeno teatral.

Além das apresentações, serão realizadas experiências práticas no campo da música e da literatura, através de uma oficina de musicalização ministrada por Herlon Rocha, e de uma oficina de leitura dramatizada a ser ministrada por Cely Farias.

FICHA TÉCNICA:

Texto: Joht Cavalcanti
Direção: Cely Farias
Assistente de Direção: Léo Viana
Elenco: Ana Carolina Guedes e Antonio Deol
Produção: Ingrid Castro
Iluminação: Fabiano Diniz
Direção Musical e Trilha Original: Herlon Rocha
Músicos: Herlon Rocha, Macaxeira Acioli e Analine Dias
Figurinos: Tainá Macedo
Cenário: Marta Pollyana
Adereços: Epitácio Souza
Teatro de Animação e Máscara: Tina Medeiros
Maquiagem: Cely Farias e Léo Viana
Coreografia: Antonio Deol e Ana Carolina Guedes
Preparação Vocal: Maria Juliana Linhares
Execução da iluminação: Thiago Santini
Execução da sonoplastia: Léo Viana
Fotografia: Roberta Alves
Arte Gráfica: Guilherme Schmitt
Assessor de Imprensa: Joevan Oliveira
Costureiras: Angela Lopes, Marinalva Farias, Ana Paula
Agradecimentos: Valeska Picado, Kassandra Brandão, Marta Barbosa.
Apoio: Centro Cultural Piollin, Targuit New Media, Real Comunicação e Toin Toin Brinquedos


(83) 9641-1577 / 8807-1052

Nenhum comentário:

Postar um comentário