22 de outubro de 2012

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O LIVRO E A LEITURA SERÃO PAUTAS DE SEMINÁRIO EM JOÃO PESSOA



 Uma das ações mais importantes na busca pela cidadania é a perspectiva de uma sociedade leitora, onde crianças, jovens e adolescentes possam ser estimuladas a desenvolver o gosto e a fruição literária.

Pensando nisso, o Centro Cultural Piollin juntamente a sete outras instituições da região metropolitana de João Pessoa realiza o III Seminário de Leitura na Rede, promovido pelo Pólo Leitura na Rede, dias 30 e 31 de outubro no Teatro do SESI. Voltado a educadores, mediadores de leitura, bibliotecários, estudantes, pesquisadores, escritores e leitores em geral, o evento se configura como espaço de troca de experiências sobre o acesso ao livro e a formação de leitores.
 
Em sua programação estão previstos importantes nomes nacionais quando a pauta é o fomento à leitura e formação de novos mediadores, a citar Volnei Canônica, coordenador nacional do programa Prazer em Ler do Instituto C&A de Desenvolvimento Social e Márcia Cavalcanti, coordenadora do Programa Municipal do Livro e Leitura da cidade Porto Alegre (RS).

Dois temas centrais conduzirão as discussões do seminário. São eles: “A democratização do acesso ao livro como estratégia educativa e cultural” e “Por uma Paraíba leitora”. Com o desenvolvimento destes temas e a partir do Programa Nacional do Livro e Leitura (PNLL), serão formados ainda grupos de estudos pautados em quatro eixos temáticos: “Democratização do acesso”, “Fomento à leitura e à formação de mediadores”, “Valorização da Leitura e Comunicação” e “Desenvolvimento da Economia do Livro”.

Para participar do seminário é preciso realizar inscrição até o dia 25 de outubro (5ª feira) apenas pela internet, através do email: leituranarede.pb@hotmail.com . A taxa de inscrição é de R$ 10,00.

O Pólo Leitura na Rede é uma estratégia de articulação entre oito instituições educativas que atuam na promoção e defesa dos direitos de crianças, adolescentes e jovens em condição de pobreza social. Além do Centro Cultural Piollin integram o pólo as Aldeias Infantis SOS Brasil - Paraíba, APÔITCHA (Apoio ao Trabalho Cultural, Histórico e Ambiental), Escola Municipal de Ensino Fundamental Assis Chateaubriand, Casa Pequeno Davi (CPD),  Associação Educativa Livro em Rodas (AELER), Escola Viva Olho do Tempo e Casa dos Sonhos. Atualmente o pólo conta com apoio do Programa Prazer em Ler através do Instituto C&A de Desenvolvimento Social.

Os pólos de leitura que constituem o Programa Prazer em Ler são formados por no mínimo quatro organizações sociais de uma mesma região, articuladas para a formulação de um projeto coletivo de fomento à leitura. Todas as instituições participantes recebem recursos para implementar projetos específicos de leitura.

As instituições que integram o Polo de Leitura na Rede assumiram o desafio de estimular iniciativas que visem a promoção de políticas públicas de incentivo à leitura e democratização do acesso ao livro, seja por meio de processos de formação de educadores mediadores de leitura, seja promovendo práticas cotidianas de leitura nas comunidades, onde as instituições atuam, ou incidindo no Fórum Paraibano do Livro, Leitura e Bibliotecas, a fim de incentivar a criação do Plano Estadual do Livro e contribuir para a construção de uma política publica de leitura no Estado.

BIBLIOTECA CENTRO CULTURAL PIOLLIN



Inaugurada em agosto deste ano, a biblioteca do Centro Cultural Piollin atende tanto aos moradores do bairro do Roger quanto à comunidade artística em geral, que pode realizar empréstimo dos mais de três mil títulos disponíveis.

Títulos específicos das artes cênicas, tanto do teatro quanto da dança e do circo também estão disponíveis para pesquisa e empréstimo da comunidade acadêmica, que pode encontrar no Piollin referências bibliográficas raras e de difícil acesso.

As escolas da rede pública e privada também podem agendar visitas à instituição, que tem dentre outros projetos, como forma de incentivo à leitura, a realização de saraus poéticos, seminários, oficinas e contação de histórias.

A biblioteca está aberta ao público às segundas e quartas-feiras pela tarde, terças e quintas-feiras pela manhã, e nas sextas-feiras pela manhã e tarde. 

Em breve o Centro Cultural Piollin lançará um blog onde disponibilizará para consulta todos os títulos do acervo da biblioteca, facilitando assim o acesso e a reserva para empréstimo das obras.

Programação completa do III Seminário de Leitura na Rede, tema: Por uma Paraíba Leitora

30/10/2012 – terça feira
12h às 13h30 – Confirmação do credenciamento
13h40 às 14h30 – Abertura com a leitura do Manifesto por uma Paraíba leitora
14h30 às 16h30 – Mesa: A democratização do acesso ao livro como estratégia educativa e cultural. Mediador: Volnei Canônica (Coordenador Nacional do Programa Prazer em ler, do Instituto C&A. Convidados: Ronaldo Monte (escritor) e André Neves (escritor e ilustrador)
16h30 – Sessão de autógrafos com Ronaldo Monte e André Neves

31/10/2012 – quarta feira
Manhã
9h às 11h – Grupos de Trabalho: “Democratização do acesso”, “Fomento à leitura e à formação de mediadores”, “Valorização da Leitura e Comunicação” e “Desenvolvimento da Economia do Livro”
11h às 12h – Socialização dos Gts

Tarde
14h às 17h – Mesa: Por uma Paraíba leitora. Mediadora: Cida Fernandes (Coordenadora do Centro de Cultura Luiz Freire). Convidados: Deputada Federal Fátima Bezerra (PT/RN – Presidenta da Frente Parlamentar Mista do Livro e Leitura), Áurea Alencar (Coordenadora Nacional do Movimento por Um Brasil Literário), Márcia Cavalcanti (Coordenadora do Programa Municipal do Livro e Leitura da cidade Porto Alegre - RS) e Genildo Lucena (Secretário adjunto de Educação e Cultura do município de João Pessoa)



Nenhum comentário:

Postar um comentário