6 de dezembro de 2012

Centro Cultural Piollin - Um ano de conquistas, reformas e aprendizado


Educadores e alunos avaliam processo pedagógico do Piollin em 2012



Em 2012, o Centro Cultural Piollin ampliou as ações do projeto pedagógico, reformulado em 2010, articulando produção, difusão e circulação com a área de formação, de modo a garantir o acesso à produção cultural ao público alvo do projeto, que são crianças, adolescentes e jovens entre 7 e 22 anos de idade.

Durante este ano, foram mantidas as oficinas de circo, teatro, artes plásticas, arte da palavra, identidade e memória e cultura digital, além da realização de atividades especiais como visitas a centros de cultura e lazer da cidade, participação em workshops, troca de saberes com educandos de outras instituições, apresentações dos espetáculos produzidos nas oficinas permanentes de arte, rodas de leitura. Toda a programação envolveu os educandos dos turnos da manhã e da tarde, em um total de 26 crianças, 41 adolescentes e 16 jovens. 

O acervo da biblioteca oferece títulos infantis, de circo e teatro
Casa Grande ganhará camarins e novos banheiros

Piollin ganha novos banheiros

Durante este ano foram mantidas as oficinas de circo, teatro, artes plásticas, arte da palavra, identidade e memória e cultura digital, além da realização de atividades especiais como visitas a centros de cultura e lazer da cidade, participação em workshops, troca de saberes com educandos de outras instituições, apresentações dos espetáculos institucionais, mostra pedagógica, rodas de leitura e conversa sobre temas de interesse da instituição. Toda a programação envolveu os educandos dos turnos da manhã e da tarde, em um total de 26 crianças, 41 adolescentes e 16 jovens.






Em 2012, o Centro Cultural Piollin realizou 125 apre­sentações de espetáculos  produzidas nas oficinas de circo e teatro para alunos da rede pública e privada de ensino. Recebeu até o início do mês de dezembro 125 apresentações de artes cênicas e shows musicais, iniciativas  de grupos da cidade de outros estados brasileiros. Além das oficinas permanentes, foram realizadas nove outras ações formativas junto aos educandos e educadores da instituição. Todas essas ações alcançaram um público de mais de 14.000 pessoas. 

Show de Chico César foi um dos maiores eventos em 2012


É importante registrar, ainda, que foram realizados os serviços de requalificação dos espaços físicos da organização, dentre eles, a instalação da Estação Digital, construção de novos banheiros, reforma das salas de aula e da biblioteca, restauração da Casa Grande e melhoria no  Teatro Piollin.

Prédio do Teatro Piollin foi o Banguê do antigo Engenho Paul

A instituição trabalhou durante todo esse ano de 2012 para garantir a manutenção das ações educativas e culturais, que conta com uma equipe de trabalho  formada por psicólogos, assistente social, assessor de comunicação, educadores, coordenador pedagógico, administrativo e de gestão  e pessoal de apoio.  Somado a esse quadro de  pessoal,  o Piollin conta ainda com a colaboração eventual de 25 pessoas no dia a dia da instituição .

Como resultado desse trabalho, para 2013 a instituição contará com patrocínio e apoio de vários prêmios e editais, a citar o Prêmio Carequinha de estímulo ao Circo da Funarte, Prêmio Economia Criativa do Governo Federal, Prêmio Mais Cultura de Pontos de Leitura do Governo do Estado da Paraíba, Programa BNB/BNDES de Cultura, Edital do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e uma emenda parlamentar apresentada pelo senador Cássio Cunha Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário