6 de dezembro de 2012

Oficinas permanentes do Centro Cultural Piollin


Oficina de Cultura Digital

A Estação Digital funciona nos dois turnos, de segunda a sexta, para consulta e cursos que são oferecidos em parceria com a Se­cretaria de Ciência e Tecnologia do Município de João Pessoa. No primeiro semestre, os educandos buscaram trocar conhecimen­tos sobre as ferramentas que a chamada cultura digital oferece e que é parte do cotidiano das pessoas. Com a proposta de interagir com as demais atividades do Piollin, no estágio inicial, a oficina valeu-se de ferramentas de comunicação, como o e-mail e o telefone celular – este último usado como instrumento de iniciação na linguagem audiovisual.

Comunidade do Roger participa de curso de cultura digital no Piollin

Como continuidade das ações na área de cultura digital, nesse segundo semestre os educandos frequentaram uma oficina de Rádio Comunitária, ofertada na instituição em parceria com a Fundação Cultural da Prefeitura Municipal de João Pessoa. Essa oficina teve como objetivo ampliar os conhecimentos e estimular o uso de ferramentas midiáticas por parte dos educandos.

Oficina de Arte da Palavra

Esta oficina é voltada para o público infantil matriculados no ciclo I. A proposta busca integrar a literatura infantil com as linguagens visuais, as artes cênicas e so­bretudo, as experiências dos próprios edu­candos, suas histórias e a capacidade de imaginação e criação.  Desse modo, o processo de leitu­ra e produção textual reflete o universo e a realidade dos educandos, como percurso essencial para iniciação à literatura.

O prazer da leitura deve ser despertado logo cedo

No primeiro semestre os educandos da oficina de arte da palavra participaram do primeiro sarau poético Piollin e apresentaram suas leituras na Mostra Pedagógica realizada em junho. No segundo semestre foi realizada uma roda de leitura com obras de Ziraldo, além de estudos de lendas afro-brasileiras. Com o nome de “África na gente e a literatura infantil como ponte para o processo de identificação afro-brasileira”, esta ação da professora Juliana Goldfarb foi reconhecida e recebeu menção honrosa no IV Seminário Nacional de Estudos Culturais Afro-Brasileiros, realizado em João Pessoa recentemente.

Oficina de Identidade e Memória

O foco principal da oficina é integrar a identidade do Bairro do Roger, fortemente ligada à fundação da cidade de João Pessoa e ao processo educativo do Piollin. Soma-se ainda a história da própria instituição, seus 35 anos de sua atuação, e o espaço onde está sediado – antigo engenho de cana-de-açúcar, com 159 anos e tombado pelo Ins­tituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba em 2005.

159 anos de história e a descoberta de aspectos da identidade do Roger
 Oficina de Circo

Participaram dessas oficinas edu­candos de todos os ciclos. Nela consideram-se os estágios de cada ciclo em função da idade do educando e, também, do estágio de desenvolvi­mento de suas habilidades. O conteúdo das oficinas contempla a preparação corporal, técnicas de equilíbrio, acroba­cias aéreas e de solo. 

Primeiros passos na perna de pau

No segundo semestre os participantes dessas oficinas, principalmente os educandos do Ciclo III, participaram de Workshops oferecidos por outras instituições com a perspectiva de expandir seus conhecimentos teóricos e técnicos.

Oficina de Teatro

As atividades de teatro contemplam os educandos dos três últimos ciclos do projeto pedagógico. Os conteúdos de­senvolvidos buscam atender a necessi­dade das diferentes características dos integrantes de cada ciclo, transitando desde a iniciação a manutenção do gru­po de artes cênicas (teatro e circo) for­mado no ciclo IV, passando por estágios intermediários (ciclo III), em que surgem as primeiras composições de cenas e leituras de textos dramáticos.

Turma de teatro apresenta exercícios cênicos para comunidade Piollin

No primeiro semestre foram produzidos três espetáculos apresentados na mostra pedagógica e durante todo o segundo semestre para educandos de outras organizações em visita ao Piollin ou em apresentações externas realizadas em outras instituições nos mais diversos tipos de eventos. Foram realizadas 09 apresentações, entre os meses de agosto e novembro, atingindo aproximadamente 4.000 espectadores.

Oficina de Artes Plásticas

Essa oficina é exclusiva para os educandos do Ciclo I e está direcionada à trabalhos artesanais a partir de materiais recicláveis, que vão desde garrafas descartáveis até filtros de café usados. Deste modo, busca-se trabalhar a consciência ecológica e a responsabilidade ambiental.

Qualquer lugar é lugar para uma flor

Nenhum comentário:

Postar um comentário