27 de abril de 2010

Depto. de História da UFPB organiza acervo do Piollin.


O Centro Cultural Piollin assinou em março deste ano um termo aditivo ao Convênio 041/2007 que mantemos com a UFPB de cooperação nas áreas de extensão, pesquisa e ensino, desde 2005, possibilitando inicialmente a assessoria do Núcleo de Teatro Universitário/Pró-Reitoria Para Assuntos Comunitários nas ações de planejamento, elaboração e de execução de projetos artístico-culturais e pedagógicos da organização.

O termo aditivo ao referido Convênio 047/2007 foi assinado com o Departamento de História da UFPB, e trata de ações que serão desenvolvidas e coordenadas pela Comissão de Memória e Patrimônio do referido Departamento e que estarão voltadas para a pesquisa histórica, catalogação, higienização e organização do acervo arquivístico e institucional do CC.Piollin.

Esse trabalho, apontado no planejamento estratégico realizado no primeiro semestre do ano passado pelo C.C.Piollin, procura valorizar toda a história de trinta e quatro anos de existência desse núcleo de formação, produção e difusão cultural, fundamental na formação de pessoas e de núcleos de cultura para o desenvolvimento sócio-cultual do estado.

Integram a equipe desse projeto de pesquisa histórica, quatro professores, seis estudantes de graduação e uma estudante de pós-graduação, todos(as) do Departamento de História.

Professores: Antonio Carlos Ferreira Pinheiro, Ângelo Emílio da Silva Pessoa, Carla Mary S. Oliveira e Cláudia Engler Cury.

Estudantes: Cláudia F da Silva Oliveira, ana Carolina Santos da Silva, Dimitri da Silva Bichara Sobreira, Cinthia Cecília de Lima, Wellington Oliveria de Sousa, Helton Cabral de Medeiros e Mariana Marques Teixeira.

II Feira da Saúde das Unidades de Saúde o Roger I, II e III



Na próxima quinta (29), o bairro do Roger recebe a II Feira da Saúde das Unidades de Saúde o Roger I, II e III, que acontecerá das 08h às 16 horas. Neste dia, a comunidade terá acesso aos serviços de: aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar, corte de cabelo, bazar beneficente, teste rápido para HIV, escovação supervisionada com aplicação de flúor e distribuição de kits odontológicos e distribuição de mudas de árvores de pequeno porte.
Paralela e em parceria com o Projeto Educação (Con) Vivência Integral acontece a Caminhada da Saúde e da Educação com a participação de estudantes e profissionais da saúde. A caminhada é uma atividade do Projeto que tem como parceiros a Casa Pequeno Davi, Centro Cultural Piollin, Centro de Referência da Cidadania Maria Borges, Associação Cultural Império do Samba, Escola de Educação Especial (EDESP), Escola Estadual Ana Higina e as escolas municipais Frei Afonso, João Coutinho e Santos Dumont, com apoio do Fundo Juntos pela Educação (Instituto C&A, Vitae e Instituto Arcor Brasil).
Durante todo o dia a comunidade a comunidade terá além dos serviços apresentações culturais de dança popular, apresentação de pífano, grupo a Melhor Idade e da escola de samba do bairro; tenda da leitura e Rádio-caixinha com informações e descontração.

22 de abril de 2010

Encontro dos Pontos de Cultural/PB na Piollin


Encontro de pontistas do litoral acontece nesta quinta em JP

O 1º Encontro de Pontos de Cultura do Litoral e Zona da Mata acontece, hoje, dia 22, às 14 horas, no Centro Cultural Piollin, bairro do Roger, em João Pessoa. Garantiram presença os Pontos de Cultura Cantiga de Ninar, de Itabaiana, Piollin, Escola Viva Olho do Tempo, Urbe Audiovisual e Parai’wa, de João Pessoa, além do Fortaleza de Santa Catarina em Cabedelo e PIPA do Conde .

A programação prevê debates com temas como “Sustentabilidade dos Pontos de Cultura” e “Formas de interação entre os Pontos”. “A ideia é realizar encontros periódicos para avaliar os trabalhos dos Pontos e socializar as ações comuns”, disse Fábio Mozart, do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, de Itabaiana.
Trabalhadores da cultura tocam hoje 21 Pontos de Cultura, do litoral ao sertão. Encontros desse tipo servem para promover a integração dos grupos e debater seus temas mais pertinentes. Para Clévia Paz, de Itabaiana, “é importante reunir os grupos que gerenciam Pontos de Cultura para que a gente possa entender e usar a força política que temos, enquanto gestores independentes de ações culturais em toda a Paraíba”, explicou.

18 de abril de 2010

Tribunal de Justiça da Paraíba faz doação de Kombi


O Centro Cultural Piollin recebeu na manhã deste quinta-feira uma Kombi, modelo 1998, doada pelo Tribunal de Justiça da Paraíba.

A solicitação foi feita no inicio do ano passado, quando o C.C.Piollin apresentou um projeto ao TJ-PB, listando as razões para necessidade de uso de um transporte coletivo de menor porte pelo C.C.Piollin. Dentre eles, a diminiução dos custos com a locomoção dos(as) alunos(as) das oficinas de artes para assistir mensalmente a programação de cultura que é oferecida pelos diferentes centros culturais da cidade.

Semanalmente, o C.C.Piollin recebe doação material do Banco de Alimentos do Sesc e da Prefeitura Municipal de João Pessoa, que é utilizado no preparo da merenda diária dos(as) alunos(as), que frequentam as oficinas de arte e de cultura, realizadas de segunda a sexta-feira, no turno da tarde.

Nossos agradecimentos ao Presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, Luiz Silvio Ramalho Júnior., a Diretoria de Patrimônio e a Coordenadoria de Transportes do TJ, que acolheu a proposta do C.CPiollin de cessão de uso desse veículo.

Centro Cultural Piollin recebeu Ordem do Mérito Cultural 2008


A cerimônia aconteceu no Rio de Janeiro e condecora outras personalidades da cultura nordestina

A 14ª edição da Ordem do Mérito Cultural (OMC), que teve como tema central o escritor Machado de Assis em seu centenário de morte,foi realizado no dia , 7 de outubro de 2008, às 17h30, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, 38 personalidades, sendo nove in memoriam, e 11 grupos artísticos, iniciativas e instituições que se destacaram por suas contribuições à cultura. Dentre elas, o Centro Cultural Piollin (PB) e outras cinco personalidades nordestinas. Participam da cerimônia de entrega das insígnias o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Cultura, Juca Ferreira.
Criado em 1977, o Centro Cultural Piollin promove ações de difusão cultural e inclusão social por meio de iniciativas pedagógicas, em João Pessoa. O grupo, idealizado por atores e hoje Ponto de Cultura, tem como foco de suas atividades a formação de crianças e adolescentes, atuando sobre os pilares do Estudo, Produção e Difusão. Essas ações se refletem em três frentes: o ensino de uma habilidade, o conhecimento de si próprio e a inserção desses jovens em seus próprios locais de origem.Para Buda Lira, diretor do Centro Cultural Piollin, a homenagem é reflexo do novo olhar nacional sobre a cultura. “Temos a ciência de que a escolha do Piollin pelo MinC representa bem o conceito do Ministério do que é a cultura e do olhar diverso lançado aos diferentes territórios”. A condecoração na OMC, avalia o diretor, significa mais que uma homenagem: “Para nós representa não só o reconhecimento do trabalho desenvolvido há 30 anos pela instituição, mas uma possibilidade de avanço nos processos de gestão do grupo. Essa é a oportunidade de aprimorar e qualificar a nossa própria gestão”.