2 de setembro de 2010

3º Encontro Comunitário Teatro Jovem em São Paulo




O Centro Cultural Piollin é convidado do 3º. Encontro Comunitário Teatro Jovem da cidade de São Paulo promovido pelo Instituto Pombas Urbanas e que será realizado entre os dias 11 e 19 de setembro do corrente ano, no bairro Cidade Tiradentes, na capital paulista.
O Piollin participará com o espetáculo de teatro “Casamento de Branco”, dirigido por Servílio de Holanda, resultado das oficinas de teatro e da palavra ocorridas em 2007, e o espetáculo “O Circo do Amanhã”, dirigido por Kleber Marone e Simone Alves, fruto das oficinas de circo a partir de 2008 e aprimorado nos anos seguintes. Os dois espetáculos contam no seu elenco adolescentes e jovens, alunos(as) do Centro Cultural Piollin.
Desde 2008 que o Instituto Pombas Urbanas e o Núcleo Teatral Filhos da Dita, primeira turma de teatro jovem da Cidade Tiradentes formado pelo Pombas Urbanas, fazem do bairro(Cidade Tiradentes) palco para a realização do Encontro Comunitário. Neste 3º. Encontro, a programação contará com a participação de duas organizações convidadas, além dos grupos do estado de São Paulo, O Grupo de Teatro Ajedrez, da cidade de Medillin-Colômbia, e Centro Cultural Piollin, da cidade de João Pessoa-PB.
Na programação, além de apresentações no Centro Cultural Arte em Construção, sede do Pombas Urbanas, e em praças do bairro, serão realizados workshops e o 1º. Fórum Teatro Jovem da Cidade de São Paulo, que reúne representantes de sólida experiência na realização de projetos de arte e teatro para a transformação social e representantes de grupos jovens, que cada vez mais reafirmam a importância do Teatro Comunitário e expõem a necessidade de apoios que dêem subsídios à essa efervescente produção, segundo os seus organizadores.
O Pombas Urbanas, grupo de teatro com 20 anos de trajetória, em 2003 ocupou um galpão abandonado de 1600m² cedido pela Cohab para a construção de um projeto comunitário de teatro com jovens do bairro Cidade Tiradentes. Desde sua chegada, o projeto resultou na formação do Núcleo Teatral Filhos da Dita, grupo de dez jovens que estão à frente da organização do evento, junto a outros jovens em processo de formação teatral no Centro Cultural Arte em Construção, como: Turma Jovem de Teatro, Turma Iniciante, Turma do Somos do Circo e Maracatu Pombas Urbanas. Esses grupos se juntam a grupos de teatro jovem da zona leste para expressar o seu fazer teatral, trocar experiências e promover uma reflexão sobre cultura e juventude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário