16 de outubro de 2012

CASA GRANDE DO ENGENHO PAUL TERÁ ÁREA RECONSTRUÍDA



O Centro Cultural Piollin iniciou na última sexta-feira (12/10) a reconstrução da área lateral da Casa Grande, sede do Engenho Paul, após levantamento histórico do IPHAEP e conclusão do projeto do arquiteto Marcos Santana, responsável pela obra.



Com a recuperação desse espaço, será instalado um camarim/área de apoio à programação sócio cultural, além de uma bateria de sanitários para o público e uma sala de apoio administrativo.


O trabalho nessa área lateral, junto com a substituição do madeiramento e telhas da Casa Grande, vai incrementar e ampliar o uso do espaço que já vinha registrando um crescente aumento da demanda por espetáculos de artes cênicas e eventos diversos. A conclusão dessa reforma está prevista para a primeira quinzena de novembro.





SAIBA MAIS |CONTEXTO HISTÓRICO DO ENGENHO PAUL

O Engenho Paul, localizado ao lado da Bica, tem 157 anos de existência e representa um dos últimos resquícios de engenhos edificados no século XIX na capital paraibana.

Em 2005 o Governo do Estado, através do Decreto Homologatório nº 25.689, tombou todo o complexo arquitetônico que hoje compreende o Centro Cultural Piollin.  O tombamento seguiu solicitação do Conpec – Conselho Deliberativo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (IPHAEP), que reconhece o valor histórico, natural e cultural do equipamento.

O Engenho Paul foi construído em 1856 numa área então chamada de Província da Parahyba. Sua atividade econômica era a produção de açúcar e rapadura. O complexo compreende a Casa Grande em estilo Bungalow, o bangüê – hoje Teatro Piollin - e a senzala, que atualmente abriga as salas de aulas, refeitório, conzinha e administração do Centro Cultural Piollin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário