30 de outubro de 2012

Piollin Dramas e Comédias Representa o Brasil no XVII Encontro da Comunidade Juvenil Nacional de Teatro na Colômbia



O espetáculo O Casamento de Branco, montagem da turma de 2007 do Ciclo IV do Centro Cultural Piollin a partir da obra de Altimar Pimentel, foi convidado a participar do 17ª Festival de Teatro da Comunidade Encontro, em Medellín, Colômbia. Além da apresentação do espetáculo, a turminha também realizará uma oficina de teatro comunitário e participará de um seminário sobre Teatro e Educação Comunitária.

O evento é uma festa em comemoração aos 25 anos da Corporação Cultural Nossa Gente e será realizado de 4 a 11 de novembro em diversos municípios e distritos de Medellín. Com o tema “Um encontro com vizinhos do sol e da lua", o festival celebra o teatro comunitário e contará com 20 grupos de teatro provenientes de Bogotá, Colômbia, Boyaca, Cali, além de alguns municípios de Antioquia, incluindo Cáceres, Tarazá, Cáucaso e Valdivia.



As participações internacionais ficam por conta do Grupo Piollin Dramas e Comédias, único grupo brasileiro convidado e o Andante Teatro de Bayamo (Granma) de Cuba. A proposta do evento é reunir diversas propostas estéticas e processos desenvolvidos a partir de diferentes territórios e organizações de trabalho teatral, buscando assim reconhecer e revitalizar as potencialidades e pontos fortes das artes do espetáculo nas comunidades colombianas.

A programação se estende pelas cidades de Santa Cruz, Aranjuez, Popular, Manrique, La Candelaria, de Octubre Doce e Belém. Integra a programação a realização do  XIII Seminário Nacional de Teatro, Educação e Comunidade, que tem apoio da Rede Colombiana e Latino-Americana de Teatro Comunitário, onde organizações teatrais são convidadas a compartilhar suas metodologias e ferramentas da dinâmica social para construir cenários de convivência e paz em suas regiões, cidades e países.

SAIBA MAIS | CASAMENTO DE BRANCO

O espetáculo "Casamento de Branco", da obra de Altimar Pimentel,  é uma encenação do novos atores e atrizes do "Piollin Dramas e Comédia", produzido em 2007 pelos alunos do Centro Cultural Piollin, com idade média entre 14 e 16 anos. Todos continuam seus estudos na área de teatro e de circo do Piollin.

A encenação foi resultado da junção das oficinas permanentes de teatro, leitura e produção textual, sendo conduzida pelo ator Servílio de Holanda, ao final de 2007, na instituição.


O texto de Altimar trata dos conflitos que envolvem o casamento encomendado de Jacira, filha do Capitão Formiga, dono de muitas terras, com o Dr. Carlos Alberto, parente “dos Formigas”. Na trama que se desenvolve a partir do casório surge a figura do Benedito, nego dengoso, cheio de presepadas e que consegue com suas artimanhas  a resistência de Jacira e a imposição do pai, mudar um rumo dos acontecimentos.

O Centro Cultural Piollin estimula o trabalho de formação permanente de cada integrante do grupo, gerando oportunidades de conhecimento nas áreas técnicas do teatro, além do aprimoramento das relações interpessoais, da capacitação na gestão e produção cultural e, por último, na abertura de possibilidade de auto-sustentação do grupo.

Viajam à Colômbia os educandos Ronieli Victor da Silva e Janderson Paulino de Souza, Giovanna Lima e Josemberg Pereira, estes dois últimos antes educandos e hoje educadores de circo do Piollin, e a educadora de teatro Nykaelle Barros.

SAIBA MAIS | PROJETO PEDAGÓGICO PIOLLIN

A ação pedagógica do Centro Cultural Piollin é mantida em quatro ciclos de formação: ciclo de formação básica (I), com participantes de sete aos doze anos; ciclo de formação inicial (II), com participantes de 13 aos 17 anos; ciclo de oficinas avançadas (III) e ciclo de vivências (IV), com participantes dos 15 aos 22 anos.


No ciclo I são oferecidas atividades de artes visuais, atividades corporais, relação com a palavra e informática, além de atividades recreativas; no ciclo II, inicia-se a relação com jogos recreativos e de elaboração de cenas no teatro, e o contato com as habilidades do circo, além do exercício com a palavra, manutenção das atividades relacionadas a cultura digital; já o ciclo III prevê atividades práticas e teóricas nas áreas do circo e do teatro,  construção de um espetáculo e atividades livres na área da cultura digital; já o ciclo IV contempla atividades práticas e teóricas nas áreas do circo, teatro e produção.

MATRÍCULAS ABERTAS PARA 2013

Através do patrocínio da Petrobras, aproximadamente 100 crianças, jovens e adolescentes foram beneficiadas com os cursos permanentes oferecidos pelo Centro Cultural Piollin em 2012. Aulas de circo, teatro, artes plásticas, arte da palavra, identidade e memória, e cultura digital são realizadas desde o mês de fevereiro.


Os professores são todos profissionais em suas áreas de atuação e contam com o apoio de uma equipe pedagógica e psicossocial que atua de forma integrada no desenvolvimento das atividades de arte e educação da instituição. Os familiares dos alunos também são acompanhados por esta equipe através de visitas domiciliares e reuniões mensais.

Com o ano letivo se aproximando de seu encerramento, a demanda para os cursos gratuitos da instituição vem crescendo consideravelmente. Para tanto, o Centro Cultural Piollin já está realizando a pré-matrícula para as aulas de 2013, que acontecem entre fevereiro e dezembro do próximo ano.

Local: Centro Cultural Piollin 
Professor Sizenando Costa, s/n, Róger, João Pessoa 
Horário: das 8h às 11h e das 14h às 17h
Quanto: Grátis
Informações: 83 3241 6343/  8738 7373  /8705 6951
piollin30@gmail.com e www.piollin.org.br 
Pré matrículas: até dezembro de 2012
Horário: 3ª e 5ª pela manhã e de 2ª a 6ª à tarde.
Faixa etária: de 7 a 23 anos de idade


ESTE PROJETO FOI SELECIONADO PELO PETROBRAS CULTURAL



      



Nenhum comentário:

Postar um comentário