5 de dezembro de 2012

Mostra Pedagógica Piollin 2012



O Centro Cultural Piollin realiza nos dias 8 e 9 de dezembro (sábado e domingo), a partir das 16h a Mostra Pedagógica 2012. Na ocasião serão apresentados experimentos de circo, teatro, arte da palavra e exposição de artes plásticas. As atividades são resultados dos cursos permanentes da instituição, realizados entre fevereiro e dezembro deste ano. 

Através do patrocínio da Petrobras, a instituição conseguiu ampliar o número de beneficiados de 60 para 84 crianças, adolescentes e jovens de diversos bairros da grande João Pessoa e dos municípios de Caaporã e de Salgado de São Félix.

O Ciclo I de circo atende crianças a partir dos 7 anos de idade
Além das apresentações artísticas dos educandos e educadores da instituição, o evento contará com a exposição poética “Menções de circo e estagiário” assinada pelo estagiário de psicologia Carlos Araújo, que desde fevereiro vem colaborando com o Piollin no setor psicossocial e que lançará um livre reunindo todo o trabalho em exposição.


Juntamente às atividades realizadas no Centro Cultural Piollin, os educandos também tiveram a oportunidade de vivenciar diferentes experiências externas ao espaço físico da instituição, a exemplo das visitas ao Cique Du Soleil em Recife e ao Le Cirque em João Pessoa. Este último, em 2012, já contratou três ex-alunos e atuais monitores do Piollin.

Alunos do Ciclo III fazem demonstração para alunos da rede pública
Outra importante experiência do projeto este ano, foi à participação, como representante brasileiro, no XVII Encontro Nacional Comunitário de Teatro Jovem, na Colômbia, no período de quatro a 11 de novembro, alunos e educadores do Piollin apresentaram em Medellín o espetáculo Casamento de Branco, além de realizarem oficinas e participarem de seminários sobre teatro comunitário.


Para entender o processo de formação do Centro Cultural Piollin é necessário observar que a ação pedagógica da instituição é mantida em quatro ciclos de formação: ciclo de formação básica (I), com participantes de sete aos doze anos; ciclo de formação inicial (II), com participantes de 13 aos 17 anos; ciclo de oficinas avançadas (III) e ciclo de vivências (IV), com participantes dos 15 aos 22 anos.

Um sopro de poesia e a arte da palavra
No ciclo I, são oferecidas aulas de artes visuais e atividades corporais, além de ser trabalhada a relação com a palavra e informática, além das atividades recreativas; no ciclo II, inicia-se a relação com jogos recreativos e de elaboração de cenas no teatro, e o contato com as habilidades do circo, além do exercício com a palavra; já o ciclo III prevê atividades práticas e teóricas nas áreas do circo e do teatro, a elaboração de um espetáculo e atividades livres na área da cultura digital; e por fim o ciclo IV contempla atividades práticas e teóricas nas áreas do circo, teatro e produção. 

Confira a programação completa abaixo:


SERVIÇO: Mostra Pedagógica Piollin
Dia 08/12
16h00 - Abertura
Local: Teatro

16h30 - Espetáculo de circo Ciclo II: Descobertas circenses
Local: Teatro

16h50 - Exposição: Poemas Circenses / Carlos Araújo
Local: Hall de entrada do teatro

17h15 - Exposição e Contação de história ciclo I
Local: Embaixo da mangueira

18h00 - Espetáculo de circo Ciclo III: Impactus
Local: Galpão

Dia 09/12
16h00 - Abertura
Local: Teatro

16h30 – Espetáculo de Teatro Ciclo II tarde: Pluf, o fantasminha
Local: Teatro

17h00 – Espetáculo de Circo Ciclo I tarde: A Lenda de Tambiá
17h30 – Espetáculo de Circo Ciclo I manhã: Minha estante de bonecos
 Local: Teatro

Exposição - Poemas Circenses / Carlos Araújo
Local: Hall de entrada do teatro

17h50 - Espetáculo de Teatro Ciclo III tarde: Pedaços de peças, trepeças e presepadas
Local: Área Externa

Exposição do ciclo I
Local: Embaixo da Mangueira

18h30 - Espetáculo de Teatro Ciclo II tarde: A promessa
Local: Área Externa

Nenhum comentário:

Postar um comentário