7 de maio de 2013

Residência Artística de Babilak Bah no Piollin

Alunos do Piollin vivem a experiência sonora do multimídia Babilak Bah


O músico paraibano Babilak Bah, radicado em Minas Gerais há mais de duas décadas, se prepara para o quarto mês de residência artística no Centro Cultural Piollin. No mês de junho a residência acontece de 17 a 21, das 14h às 17h no Centro Cultural Piollin. O processo segue até o mês de agosto, quando será apresentado um espetáculo musical como resultado das oficinas.

Babilak antecipa o sucesso da experiência que vem despertando nos adolescentes e jovens da instituição o interesse pelas diferentes possibilidades sonoras estimuladas durante sua residência artística em João Pessoa.

Segundo ele, a Residência Artística está se tornando um espaço de dialogo e exploraçåo sonora, produção e leitura de textos, utilizando-se ainda de objetos variados com destaque à ferramenta enxada e os enxadigmas (uma série de instrumentos criado pelo músico).

“Também utilizamos sucatas, um conjunto de efeitos e o silêncio em busca de uma linguagem rítmica, poética e cênica, a partir de tecnologias corporais e sonoras, somado ainda a criatividade e a história pessoal dos participantes”, explica Babilak Bah.

O músico observa ainda que essa experiência tem propiciado reflexões sobre o fazer percussivo no Brasil e no mundo. “Desta forma estamos fomentando um ambiente criativo e critico estabelecendo uma ponte com a transversalidade e a cultura local, os problemas do cotidiano como material de linguagem, produção artística e reflexão do sujeito na sociedade, estimulando assim uma consciência sócio-artística, um pensamento critico apurado, a respeito de vida/ arte”, conclui.

Essa parceria só é possível graças a Bolsa de Interações Estéticas, modalidade Criação e Experimento, da FUNARTE. O primeiro contato com o Piollin se deu através do programa Itaú Rumos Educação, no qual tanto Babilak quanto Simone Alves, coordenadora pedagógica do Piollin à época, foram premiados pelos projetos pedagógicos desenvolvidos. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário