10 de junho de 2013

Inclusão social através da arte


Matrículas para o segundo semestre encontram-se abertas

O Centro Cultural Piollin se propõe a desenvolver ações pedagógicas no campo da arte e cultura que atendam as demandas dos seus alunos oferecendo-lhes oficinas que contemplem temáticas sobre o circo, o teatro, a leitura, a filosofia, música e meio ambiente. Diante disso, já estão disponibilizadas 80 vagas para os cursos de circo, teatro, arte da palavra e semear o planeta.

O tema gerador do projeto pedagógico do CCP em 2013 é “Permacultura, cidadania e educação”, foi escolhido primeiramente devido à missão da instituição está ligada a promoção da educação cidadã, sendo assim, a relação entre natureza e sociedade, além de se caracterizar como tema transversal que se é abordado em todas as oficinas, como o caráter de formação da cidadania.

A programação de cursos do CCP  no segundo semestre tem início no dia 15 de julho e o período de matrícula para novos alunos segue até 21 de junho. A faixa etária atendida pela instituição é de 7 a 22 anos de idade. As aulas acontecem sempre de segunda a sexta-feira das 14h às 16h30. A inscrição é gratuita.

Atividades paralelas
Além dos cursos permanentes, os alunos do CCP têm a oportunidade de participar e trocar experiências estéticas com artistas e grupos de outros estados, a exemplo do intercâmbio que terá início em março e seguirá até agosto deste ano com o músico paraibano radicado em Minas Gerais, Babilak Bah. A residência artística é realizada com recursos da Bolsa de Interações Estéticas, modalidade Criação e Experimento, da FUNARTE.

Segundo o músico, o objetivo desse intercâmbio com os alunos do Piollin é ofertar um espaço de criação e experimentação de linguagem entre o Ritmo e a Palavra em um cruzamento com o Teatro e a Arte Circense.

Também estão previstos ao longo do ano a realização de dois brechós culturais, duas mostras pedagógicas e um show solidário para mobilização de recursos para estruturação da escola de circo da instituição.

Confira a agenda completa de cursos permanentes:
Circo: 7 a 22 anos de idade
Teatro: 7 a 22 anos de idade
Arte da palavra: 7 a 12 anos de idade
Semear o planeta: 7 a 12 anos de idade

SAIBA MAIS | Permacultura
A educadora Renata Bastos, responsável pela oficina Semear o planeta, observa que a compreensão do que vem a ser Permacultura começa pela observação do meio em que se vive, as atitudes em relação às pessoas e aos recursos naturais. “Estamos reaproximando-nos de nossa verdadeira natureza, indo a favor da Nossa Natureza e não contra ela. Nos reconectando com o nosso Ser”, explica a educadora.

“Pretendemos construir um olhar curioso, entendendo de ‘onde vem e para onde vai’ os produtos (naturais ou manufaturados) que consumimos, o que usamos, no nosso dia a dia. Percebendo que nós Somos essa Natureza que muitas vezes a entendemos como algo separado, externo, quando na verdade a Natureza faz parte da gente e a gente dela. Ou seja, cada agressão a ela, é uma agressão a nós mesmos. Quando cuidamos do ambiente e dos recursos, estamos cuidando das pessoas também”, completa Renata Bastos.

Todos os conceitos que envolvem a Permacultura serão apresentados de forma lúdica, experimental e vivenciados durante a oficina, que tem como objetivo extrapolar seus limites, contagiando educandos e educadores, e também a comunidade do Roger, com a intenção de que os moradores se apropriem deste sistema de planejamento que é a Permacultura e possam assim criar e gerenciar seus próprios processos.

Desta formapretende-se planejar e gerenciar os espaços humanos, rurais, urbanos ou silvestres, cuidado do bem-estar das pessoas e da preservação da diversidade do meio-ambiente. Assim, indo a favor da natureza e não contra ela, conhecendo e participando das qualidades e características peculiares de cada sistema ambiental.

SAIBA MAIS | Centro Cultural Piollin

O Centro Cultural Piollin é uma Organização Não Governamental – ONG, sem fins lucrativos. Desenvolve ações pedagógicas no campo da arte e cultura voltadas para crianças, adolescentes e jovens do município de João Pessoa. Dentre as atividades de incentivo a cultura, acolhe iniciativas da agenda cultural da cidade, ocorrendo shows musicais, espetáculos de teatro, dança, circo, festa e diversos eventos em seu espaço físico.

A Ação Pedagógica do CCP procura responder, na cidade de João Pessoa, a essas questões, com ações de manutenção de um trabalho desenvolvido ao longo de trinta e cinco anos por atores, atrizes, artistas circenses, artes-educadoras (es), através de ações didático-pedagógicas, que tem como objetivo o desenvolvimentos integral de crianças, adolescentes e jovens, oriundos do Bairro Roger e de comunidades vizinhas prioritariamente.

Entende-se como formação integral, procedimentos metodológicos que propiciem ao individuo o autoconhecimento, o desenvolvimento crítico do seu meio sociocultural e, como resultado, leva a fazer escolhas adequadas como pessoa e cidadão.

A Ação Pedagógica, portanto, se insere numa perspectiva de possibilitar o acesso aos bens culturais tradicionalmente produzidos na Paraíba e em outras regiões, mas principalmente procura desenvolver processos de auto expressão dessas crianças, adolescentes e jovens, contribuindo para o seu desenvolvimento e consequentemente a sua capacidade de escolha e de apropriação de instrumentos e de metodologias que garantam as diversas formas de criação, elaboração e realização.

O projeto entende que o público não deva ser seja apenas receptor do produto cultural, mas também agente ativo do processo de produção artística na sua comunidade e tem como principal missão: “Estimular o potencial expressivo e de comunicação de crianças, adolescentes e jovens prioritariamente de comunidades populares, visando seu desenvolvimento pessoal e sua integração social através da educação e de atividades artístico-culturais.” 


Um comentário:

  1. Porque só ate 22? Existe acaso na cidade alguma outra escola que atenda alunos antes ou depois dessa idade? Poxa, isso eh um limitador de sonhos :(

    ResponderExcluir