1 de agosto de 2013

Conheça Jaguaribe Carne!

Os irmãos Paulo Ró e Pedro Osmar apresentarão no Piollin
 os novos experimentos do Jaguaribe Carne
Na década de 70, os irmãos Pedro Osmar e Paulo Ró eram desses meninos inquietos, um tanto revoltados, um tanto tido como doidos, por demais criativos e inegavelmente muito bem quistos por todos do bairro de Jaguaribe, em João Pessoa na Paraíba. Os dois eram influenciados por todos os sons que chegavam a suas casas, fosse a música clássica que ouviam no rádio, fossem as manifestações culturais que viam com tanta euforia e pulsação, pelas ruas do bairro. Ritmos como ciranda, coco, maracatu, caboclinho, catira e boi, se misturam a influências da música do Oriente, da África, das vanguardas européias do século passado, do jazz e da música instrumental brasileira. Não somente os sons que surgiriam dali influenciariam a arte e a cultura da Paraíba, como toda uma postura política e artística que viria a seguir, conseqüência de uma ação cravada no convívio comunitário, na vivência e na experimentação livre de todas as linguagens artísticas, na Guerrilha Cultural travada no cotidiano das ações e das reações.

Em 74, Pedro e Paulo fundam o Grupo Jaguaribe Carne de Estudos, um verdadeiro laboratório de estudos e práticas culturais, que tinha como objetivo tomar conhecimento do maior número de dados, informações, estudos e experiências sobre arte, política, educação, cidadania. Ou seja, tudo que estivesse a serviço de uma proposta transformadora através da arte e da cultura.

Dos projetos e ideias surgidas no grupo, destacam-se o Musiclube da Paraíba (a partir de 1981), o Projeto Fala Bairro (a partir de 1982) e o MEI - Movimento de Escritores Independentes  (em 1984). Projetos que nascem da provocação, da inquietação, num contexto de total ausência das políticas culturais na cidade, e que serviram como espaço de formação e experimentação para grandes nomes da cultura na Paraíba, como Totonho, Escurinho, Lúcio Lins, Chico César, Jarbas Mariz, Milton Dornellas, entre tantos outros.

Desde então, não somente a música do Jaguaribe Carne, mas toda a sua atitude política em si, vem influenciando diversas gerações que se deparam com seus trabalhos e suas pesquisas. Na música, a produção do grupo é tão intensa quanto as produções individuais dos dois irmãos, em projetos solo.

Inicialmente, no começo dos anos 80, o grupo registrou sua música em fita cassete de produção artesanal. São desse período as fitas “Dança Nativa” e “Repercussão”, além de “Gente Operária”, de Jaiel de Assis e Jarbas Mariz & Pedro Osmar, gravada no Rio de Janeiro, em 1982, com as participações especiais de Lenine, Luciano Coutinho, Antonio Santana, Alex Madureira, Ivan Santos e Damilton Viana.

Nos anos 90, gravaram o LP “Jaguaribe Carne-Instrumental" (que teve mil capas diferentes, produzidas por diversos artistas plásticos nordestinos), e em 2003 lançam o CD “Vem no Vento”, com participações de Lenine, Elba Ramalho, Zeca Baleiro, Xangai, Elomar, entre outros parceiros de estrada.

Paralelamente, Pedro e Paulo lançam projetos individuais: “Signagem” (95), com as experimentações vocais de Pedro Osmar, “Viola Caipira” (97), com as experimentações violeiras de Pedro Osmar; LP “Etnia” (92), “Jardim dos Animais” (99), com canções de Paulo Ró sobre os poemas do mineiro Ronald Claver.

Além desses, Paulo Ró também lançou “Olhos de Proa” (2007), no qual musica poemas do poeta Vergara Filho, e “Cantus Popularis”, seu trabalho mais recente. Outros discos foram gravados, mas não prensados, entre eles: “Novóide”, “Piano Confeitado”, “Dez Cenas de Reviola e sua Funcionalidade Cabocla”.

Paulo Ró participou do Projeto Pixinguinha em 1988 com Marcone Lira. Em 1999, o grupo Jaguaribe Carne participou do Montreaux Jazz Festival. No Itaú Cultural/ Rumos Música/SP de 2001 Paulo Ró e Pedro Osmar apresentaram o Jaguaribe Carne Instrumental e em 2010 participaram no CCBNB em Souza e Cajazeiras com o show “Música de experimentação”.

O trabalho de Jaguaribe Carne foi aprovado pelo Centro Cultural Banco do Nordeste do Brasil (CCBNB) 2012 com o show “Música para dois violões, alguns toques de zabumba e vozes perdidas dentro da noite” que acontece no mês de maio em Souza/PB e Juazeiro do Norte/CE.

Jaguaribe Carne é:
Pedro Osmar (Viola, zabumba, experimentos)

Paulo Ró (guitarra, piano, viola, zabumba, percussão, experimentos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário