18 de setembro de 2013

Centro Cultural Piollin conta com duas novas oficinas financiadas pelo Projeto Oficinas Culturais nos Bairros


Com noventa educandos matriculados, quase o dobro do semestre passado, o Centro Cultural Piollin dá prosseguimento às ações pedagógicas que compreendem cursos e eventos permanentes voltados à educandos de sete a 24 anos de idade, moradores prioritariamente do bairro Róger. Para atender a uma demanda que partiu dos próprios educandos o Piollin conta, agora, com duas novas oficinas: “Vivenciando Valores Éticos a partir de Textos”, facilitada por Pedro Ivo e “Leitura Encenada de Cordel e Poemas Nordestinos”, com Joálisson Cunha. Estes espaços são financiados pelo Projeto Oficinas Culturais nos Bairros, da Fundação de Cultura de João Pessoa (Funjope).

         “A ideia da oficina que facilito é trabalhar com princípios de cidadania, respeito às diferenças culturais, étnicas e sociais por meio de textos. Sou morador do Róger e achei que a proposta tinha a ver com o Projeto Político Pedagógico do Centro Cultural”, explica o educador Pedro Ivo. Esta oficina é facilitada junto ao Ciclo I, que abrange educandos de 7 a 12 anos.

         Já Joálisson Cunha conta que o objetivo é “trabalhar o corpo, a leitura da palavra e a rima como artifício narrativo. Assim, podemos exercitar a dicção, a interpretação, a entonação e o nervosismo. Também moro no Róger e é muito importante desenvolver um trabalho junto à nossa comunidade”. O espaço acontece com educandos de 13 a 18 anos, parte do Ciclo II.

         Com essas atividades, o Centro Cultural busca dar continuidade às ações, que acontecem há 35 anos, de redução da drogadição, subempregos, trabalho infantil, prolongamento da vida estudantil dos educandos e, ainda, potencializá-los como sujeitos comunitários.  “Nossa missão é a de criar condições para que estes jovens sejam sujeitos protagonistas e ativos em suas comunidades por meio da arte”, completa Simone Alves.


Estes dois novos espaços fazem de um conjunto que compreende 10 oficinas, divididas por ciclos: duas referentes à Arte da Palavra para o Ciclo I, facilitadas por Giovanna Lima e Pedro Ivo; três direcionadas a teatro, sendo duas voltadas ao Ciclo II e uma ao Ciclo III, facilitadas por Nyka Barros e Joálisson Cunha; três de circo, sendo uma para cada ciclo, facilitadas por Kléber Marone, Giovanna Lima e Berg. E, por último mas não menos importante, há a oficina “Semear o Planeta”, que segue princípios da Permacultura,  sendo voltada aos Ciclos I e II e facilitada por Renata Bastos e Marco Pimentel. 

Da Ascom Piollin 

Nenhum comentário:

Postar um comentário