18 de setembro de 2013

Você conhece a Biblioteca do Centro Cultural Piollin?




Em funcionamento desde 2011, a Biblioteca do Centro Cultural Piollin compreende o único acervo da Paraíba de publicações na área circense. O espaço, aberto ao público, abrange mais de cinco mil obras que também envolvem os temas de teatro, dramaturgia, artes visuais, música, fotografia, literatura brasileira e estrangeira voltadas ao público infantil e juvenil.  O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 13h30 às 17h30.

“Dentro do Piollin, a Biblioteca faz parte da ação pedagógica e a intenção é de que o bairro do Róger se aproprie deste espaço para buscar informações, discutir e participar do Centro Cultural. Além disso, claro, a proposta é de incentivar a leitura”, explica Catarina Strapação, bibliotecária na instituição desde 2011 e responsável pela triagem, seleção, catalogação, classificação, bem como compra de materiais.

Como parte das ações pedagógicas promovidas pela Biblioteca estão rodas semanais de contação de histórias, realizadas junto aos educandos do Centro Cultural e junto a educandos de escolas públicas previamente agendadas. Uma vez por mês são realizadas rodas literárias e, duas vezes por semestre, um Sarau Poético.

A Biblioteca do Centro Cultural Piollin é, ainda, membro de uma rede: do Pólo de Leitura na Rede, em vigor desde 2009, e do qual fazem parte nove bibliotecas de nove instituições que funcionam prioritariamente como ONGs. A ideia de funcionamento da rede é de se discutir dinâmicas de leitura e políticas públicas por meio de seminários e formações em reuniões que acontecem uma vez por mês. Juntas, estas nove instituições mantêm disponibilizado um acervo de mais de 30 mil publicações.
O acervo da Biblioteca do Centro Cultural Piollin é continuamente renovado por meio de compras e doações de professores, instituições e autores com obras em lançamento, por exemplo. O Instituto Soma Brasil e O Sebo Cultural também são importantes colaboradores.

Qualquer pessoa pode ter acesso às obras, desde que inscrita: para isso é necessário comprovante de residência e telefone. Caso seja morador ou moradora do bairro do Róger, a inscrição é gratuita; para moradores de outros bairros é cobrada uma taxa simbólica de manutenção do espaço. A proposta da Biblioteca do Piollin é mantida através do patrocínio dos Conselhos Municipal e Estadual de Direitos da Criança e do Adolescente e, também, por meio de editais de financiamento público ou privado através de projetos socioculturais.


Da Ascom Piollin

Nenhum comentário:

Postar um comentário