19 de setembro de 2013

Piollin agora é parte da Rede Nacional de Teatro Comunitário


Organizado pelo Instituto Pombas Urbanas, em São Paulo (SP), o 5º Encontro de Teatro Jovem da cidade de São Paulo e 4º Encuentro de La Red Latinoamericana de Teatro em Comunidad compreendeu dez dias de intercâmbios de conhecimento entre 12 países: Argentina, Brasil, Bolívia, Cuba, Costa Rica, Chile, Colômbia, El Salvador, Guatemala, México, Peru e Uruguai. O Centro Cultural Piollin, por sua vez, pôde estar presente nestes espaços, representado pela educadora Nyka Barros. Além de formação, os Encontros propiciaram a criação de uma rede, tão importante nesse processo de circulação: A Rede Brasileira de Teatro Comunitário.

“Fazer parte desta Rede coloca o Piollin em contato com grupos que trabalham o teatro social, arte política, comunidades no Brasil todo que usam a arte como ferramenta de transformação. Além disso, nos une a nossos irmãos de teatro”, explica Nyka Barros. Segundo Nil César, da Casa do Beco (BH), a Rede Brasileira de Teatro Comunitário foi criada para aproximar grupos, instituições e produtores teatrais que trabalham em comunidades populares e periféricas e utilizam o teatro como facilitador do acesso à cidadania. Além da prática, a proposta é trabalhar com uma pesquisa aprofundada, base artística profissional.

 A formação continuada da equipe do Centro Cultural através do incentivo à participação em festivais, seminários e eventos ligados às áreas de cultura e educação se constitui como uma prática do Piollin visando à renovação do estímulo ao processo de multiplicação do conhecimento. Ainda neste mês de setembro, três pessoas da equipe, mais precisamente da Coordenação Administrativa, Coordenação de Projetos e Assessoria de Comunicação estarão em estágio no Grupo Galpão e no Galpão Cine Horto, em Belo Horizonte (MG).


Nenhum comentário:

Postar um comentário