23 de outubro de 2013

Destrichando o Galpão Escola: uma escola técnica de circo


Projeto Galpão Escola Piollin

“O plano é transformar o Galpão do Piollin numa Escola Técnica de Circo, que tenha matriz curricular aprovada pelo Ministério da Educação e que, ao final, possam ser oferecidos certificados. O intuito é formar educadores”, explica Simone Alves, coordenadora pedagógica do Centro Cultural Piollin.

Atualmente o Centro Cultural Piollin trabalha com o Circo Social enquanto metodologia de abordagem da cidadania. A proposta não é, por enquanto, trabalhar a formação de artistas, mas trabalhar os conceitos de trabalho coletivo, relações com o outro e vivências de corpo.  “O circo é o pano de fundo, é o atrativo para trabalharmos esses temas levando em conta a bagagem de cada um”, acrescenta a coordenadora pedagógica.

O Projeto do Galpão Escola Piollin vem, então, com a perspectiva de trabalhar o Circo não apenas o segmento Circo Social, mas de abranger propostas do Circo Tradicional, do Circo Itinerante, das Famílias Tradicionais, das Escolas de Circo, das Trupes, dos Circos e Artistas Rua. Além de dobrar o número de crianças e jovens em atividades neste sentido, o Projeto também tem o propósito de abarcar outras práticas pedagógicas. O objetivo é, ainda, o da formação de professores cidadãos e transformadores da sociedade.

Projeto do Galpão Escola Piollin
Desde setembro, educadores e educandos do Centro Cultural Piollin estão em formação com educadora circense Nara Guimarães. A ideia é a de formar educadores de circo, contribuindo para suprir uma demanda de escolas da rede pública de ensino e, posteriormente, do Galpão Escola Piollin. Este espaço de ensino-aprendizagem foi contemplado com Prêmio Carequinha 2012 de Estímulo ao Circo, da Fundação Nacional de Arte (Funarte).

Ainda como atividades nesta área, o Centro Cultural Piollin também é parte da Rede Circo do Mundo, que articula 20 organizações do Brasil, com parceria com o Cirque de Soleil. Esta rede tem como uma das linhas norteadoras o Circo Social e a proposta de intercâmbio de metodologias e experiências. Neste sentido, a contribuição com a Campanha de Financiamento Colaborativo para a recuperação do Galpão e transformação em Galpão Escola Piollin tem a proposta de fomentar estas práticas e contribuir para instigar outras em experimentação.

Contribuições financeiras por meio do endereço: www.benfeitoria.com/piollin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário