12 de março de 2014

Educadora do Piollin em formação com Rede Mundo de Circo



Desde a última terça-feira (11), a educadora de circo do Centro Cultural Piollin, Giovanna Lima, está em formação com a Rede Circo do Mundo Brasil, que atua em parceria com o Cirque du Soleil. A proposta da formação, que se estende até a próxima sexta-feira (14) e acontece em São Paulo (SP), é fomentar intercâmbios acerca da temática Circo Social, práticas presente nas oficinas permanentes de circo do Centro Cultural.

Segundo Giovanna Lima, a proposta do circo social é ter “seu olhar voltado para o ser humano, suas necessidades e a construção de perspectivas futuras. Assim, a ideia é formar artistas políticos e críticos, agentes transformadores e não meramente técnicos”, explica.

O Centro Cultural Piollin é uma das 22 instituições brasileiras integrantes da Rede Circo do Mundo Brasil, criada em 2000, com a proposta de destacar o potencial dos jovens quanto ao seu próprio desenvolvimento e o seu papel na sociedade. A relação entre o Cirque du Soleil com a Rede Circo do Mundo Brasil foi desenvolvida para estimular a arte-educação, a formação de profissionais e também para colaborar financeiramente.

Isso é feito através da produção e distribuição de material didático voltado aos educadores; do incentivo ao intercâmbio com os jovens dessas organizações e da reserva de venda de ingressos para organizações. A Rede do Brasil nasceu a partir da Rede Circo do Mundo no Canadá, fomentada pelo Cirque du Soleil.


Giovanna Lima é graduanda em Pedagogia pela UFPB e educadora do Centro Cultural Piollin desde 2012. Educanda desde 2007, se tornou educadora monitora em 2011. Participou, setembro de 2010 em Goiás, do 1º Encontro de Circo Social da Rede Circo do Mundo Brasil e da formação em circo social iniciada em 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário