15 de abril de 2014

João Paulo Soares, do Piollin Grupo de Teatro, realiza oficina de Processos Criativos





A partir da última segunda-feira de abril (28), o ator João Paulo Soares realiza o Curso Processos Criativos voltados ao Teatro, no Centro Cultural Piollin, direcionado a atores e não-atores acima dos 15 anos. A formação terá duração de três meses, acontecendo no final de abril e abrangendo maio, junho e julho no horário matutino, das 9h às 12h. Ator do Piollin Grupo de Teatro, João Paulo tem a proposta de facilitar uma leitura livre e autêntica de obras cinematográficas, de maneira a trabalhar processos criativos para elaboração de cenas que comunguem a obra cinematográfica, diretor e ator. Este curso parte de uma proposta de ocupação do Centro Cultural Piollin no turno da manhã dos dias úteis e que se encontra aberta a outras iniciativas que tenham o viés de realização de workshops.

A ideia é, ainda, de que sejam realizadas entrevistas pela manhã e tarde da quarta-feira (22) com os inscritos para o compartilhamento de expectativas e experiências, no sentido de uma melhor de direcionamento da oficina. “Para os iniciantes, a oficina será um estímulo ao desenvolvimento de sua criação e atuação. Para os experientes, mostrará diferentes possibilidades de criação, seja na atuação ou na dramaturgia”, explica João Paulo. 

O curso tem a estrutura de três módulos, sendo o primeiro voltado a exercícios de corpo e jogos de cenas, objetivando o relaxamento e a prática de improvisação. Já o segundo entra no momento do processo criativo, com participantes assistindo aos filmes sugeridos para inspirar a criação de sua partitura corporal, textos e cenas. No terceiro módulo este aprendizado será posto em prática através de uma montagem e consistirá em ensaios para construção de cenas. A ideia é que, ao final do curso, estas montagens sejam encenadas no próprio Centro Cultural.  


Natural de Fortaleza (CE), João Paulo Soares é parte do Piollin Grupo de Teatro e protagonista do espetáculo “A Gaivota – Alguns Rascunhos”, dirigido por Haroldo Rego. O ator também estende seu trabalho à coordenação do Grupo Panelinha, hoje como dois núcleos: um em Fortaleza (CE) e outro no Rio de Janeiro (RJ). Ator formado pela Faculdade do Rio de Janeiro, realizou com pesquisas e práticas junto a Denise Stutz, Márcia Rubim, Maria Helena Imbassaí, Denise Stoklos e Angel Viana. Em Londres estudou no Greenhill College, se debruçando sobre os filmes de Bergman no Stanmore College.

Já no Rio de Janeiro trabalhou com Amir Haddad, bem como fez tablado e Commedia Del-Arte com Ernesto Piccolo. Participou da montagem de “Senhora dos Afogados”, de Enrique Diaz; “Casa de Orates”, de Pascola Villaboim e “Zelda”, de Henrique Antoun. No Ceará atuou em “O Mambembe”, com direção de Marcos Fayad, “O Estranho”, baseado no filme The Stranger, de Orson Welles, assim como atuou nos clássicos “Bodas de Sangue”, “Morte e Vida Severina” e “Álbum e Família”. Também atuou em cinema, no longa “Disseram que Voltei Americanizada” ao lado de Jean-Claude Bernadet, Maria Alice Vergueiro e Maria Della Costa. Recentemente trabalhou em “Folia de Reis”, de Rosemberg Cariri, junto a Everaldo Pontos de Majo de Castro no elenco.

SERVIÇO
o que: Inscrições para Curso de Processos Criativos para o Teatro, com João Paulo Soares
até quando e como: 22 de abril 2014 pelo email comunicaopiollin35@gmail.com
a partir de quando: A partir de 28 de abril, duas vezes por semana, das 9h às 12h
onde: No Centro Cultural Piollin (Rua Professor Sizenando Costa, S/N, Róger – ao lado da Bica)
para quem: Para atores e não-atores a partir de 15 anos
quanto: Mensalidade de R$ 50


Nenhum comentário:

Postar um comentário