3 de maio de 2013

Piollin Grupo de Teatro estréia novo espetáculo



A Pá é o quarto espetáculo do Piollin Grupo de Teatro

Não existe ser por trás do fazer,

do realizar, do devir; o atuante é meramente uma ficção

acrescentada à ação. A ação é tudo...



Piollin Grupo de Teatro estréia novo espetáculo


Não existe ser por trás do fazer,

do realizar, do devir; o atuante é meramente uma ficção

acrescentada à ação. A ação é tudo...


Após encerrar com sucesso o projeto Teatro Piollin, que de setembro de 2012 a março de 2013 ocupou a sede do grupo com diversos espetáculos teatrais de João Pessoa e de outros estados brasileiros, o Piollin Grupo de Teatro se prepara para estrear sua mais nova montagem, o espetáculo A Pá, inspirado livremente no filme O Gosto de Cereja, do diretor iraniando Abbas Kiarostami.

Em cena, o ator Everaldo Pontes

A montagem do espetáculo foi contemplada pela Fundação Nacional de Artes - FUNARTE no edital Prêmio FUNARTE de Teatro Myrian Muniz 2011. A temporada será realizada de sexta a domingo, entre 11 de maio e 2 de junho. Nesta sexta-feira (10) a apresentação é exclusiva para convidados do grupo.

Escrita colaborativamente, o PGT retoma a parceria com o diretor carioca Haroldo Rego, que em 2006 dirigiu A Gaivota - Alguns Rascunhos, em adaptação à Gaivota, de Anton Tchekhov. Segundo Buda Lira, ator e um dos fundadores do Grupo, esta parceria é uma forma de manutenção de um trabalho colaborativo ainda em curso.

A busca pelo anonimato leva o personagem do ator Nanego Lira
a fazer pedidos incomuns  a desconhecidos

Nesse aspecto, penso que a conclusão é de que no contato com o público – apresentações para amigos e outros parceiros – indica o (re) começo de uma etapa que pode fazer aparecer novos rumos para esse trabalho”, diz Buda Lira.

Ainda sobre essa nova parceria com Haroldo Rego e também sobre a experiência da escrita colaborativa, a atriz Ana Luisa Camino, que esteve no elenco d’Gaivota, acrescenta que já se pode observar o amaducerimento dos atores  em contribuírem cada vez mais com o processo criativo.

O espetáculo será tema de uma exposição fotográfica
assinada por Ricardo Peixoto

“Com "A gaivota", que já foi um espetáculo que recebeu muita contribuição dos atores, começamos a experimentar esse processo de elaboração coletiva, e vimos o quanto isso nos demandava em termos de escuta do outro, capacidade de negociação. Em "A pá", claro, o fato de responder pela totalidade da obra exigiu, e exige, um exercício muito mais intenso dessa 'generosidade'”, conclui a atriz.

O espetáculo coloca em cena um protagonista enigmático que tenta realizar um plano pessoal com a ajuda de pessoas desconhecidas, às quais ele faz o mesmo estranho e incômodo pedido. A Pá leva o espectador a acompanhar a tensa jornada deste homem para realizar um serviço incomum que colocará em questão os princípios morais daquele que cumprir o desejo do protagonista. 

FICHA TÉCNICA: “A Pá”

Direção – Haroldo Rego
Dramaturgia – Haroldo Rego e Piollin Grupo de Teatro
Elenco – Ana Luisa Camino, Buda Lira, Everaldo Pontes, Nanego Lira, Soia Lira
Fotos – Ricardo Peixoto
Assessoria de Comunicação – Calina Bispo e Julia Magnoni
Produção – Piollin Grupo de Teatro
Produção Executiva – Juliana Gonçalves
Coordenação de produção – Nanego Lira

Serviço:
O Que: Temporada do espetáculo A Pá
Onde: Centro Cultural Piollin | R. Prof. Sizenando Costa, s/n, Roger (ao lado da Bica)
Quando: de 11 de maio a 2 de junho de 2013 (sexta a domingo)
Hora: 20h
Quanto: R$ 10,00 e R$ 5,00
Duração do espetáculo: 40 minutos
Classificação etária: 16 anos
Informações à imprensa: Calina Bispo | 83 8891 3334/9627 9397



2 comentários: