4 de outubro de 2013

E o que é Circo Social?

 
Foto: Marco Pimentel


 Prática das oficinas permanentes de Circo do Centro Cultural Piollin direcionadas a jovens de sete a 24 anos, o Circo Social surge no contexto da década de 1990 ao tentar compreender o diálogo pedagógico no âmbito da Educação Popular. A perspectiva é a da promoção da cidadania e da transformação social por meio do desenvolvimento criativo que envolve saberes, necessidades e potencialidades das crianças, adolescentes e jovens das classes populares. Com esta proposta, educandos e educadores da Organização estão imersos numa formação nesse sentido desde o mês de setembro, junto a Nara Guimarães.


“O Circo Social tem o seu olhar voltado para o ser humano, suas necessidades e a construção de perspectivas futuras. Diferencia-se do circo tradicional por não pensarmos no desenvolvimento meramente técnico de um artista, mas na busca de um artista político e crítico”, explica Giovanna Lima, educadora de circo do Centro Cultural Piollin. 

Giovanna acrescenta a proposta não é, necessariamente, formar um profissional que siga a carreira artística; mas que este ou esta se constituam como multiplicadores de objetivos e ações que potencializem outras áreas dos espaços sociais. “Estas pessoas serão agentes transformadores e com outro olhar sobre as coisas e situações que nos rodeiam”, acrescenta.


Com a ideia de aperfeiçoar a prática destes princípios, o Centro Cultural Piollin inscreveu um projeto neste sentido e foi contemplado com Prêmio Carequinha de Estímulo ao Circo da Fundação Nacional de Arte (Funarte), edição 2012. O projeto tem a proposta de investir na formação de educadores e educandos de Circo Social, com espaços facilitados pela paraibana Nara Guimarães iniciados no dia 12 de setembro de 2013. A formação se estenderá por três meses, ocorrendo três vezes por semana, com uma metodologia que envolve teoria e prática direcionadas à criação e à interpretação. 


A proposta é a da formação de mais três educadores de circo até o final do 1º semestre de 2014, contribuindo para suprir uma demanda das escolas públicas de educadores com esta formação.  Esta é a terceira vez que Centro Cultural Piollin é contemplado com este Prêmio, contribuindo para a formação e profissionalização de educadores na linguagem circo. 

Da Ascom Piollin

Nenhum comentário:

Postar um comentário