4 de outubro de 2013

E você já conhece o Centro Cultural Piollin?

Foto: Marco Pimentel
 
O Centro Cultural Piollin é uma organização social sem fins lucrativos, fundada em 1977 na cidade de João Pessoa (PB). A proposta é estimular o potencial expressivo de crianças, adolescentes e jovens, prioritariamente dos setores populares, visando seu desenvolvimento pessoal e sua integração social por meio da educação e atividades artístico-culturais. As oficinas de Circo Social, por sua vez, são já uma prática na organização, direcionadas a jovens de sete a 24 anos com a proposta de diálogo pedagógico no âmbito da Educação Popular.

Neste contexto, um dos pilares do Projeto Pedagógico da instituição é a realização de 10 oficinas permanentes, divididas por ciclos: o Ciclo I, que compreende jovens de sete a 12 anos; o Ciclo II, junto a jovens de 13 a 18 anos e Ciclo III, que abrange educandos de 19 a 24 anos.  As oficinas compreendem Arte da Palavra para o Ciclo I, facilitadas por Giovanna Lima e Pedro Ivo; três direcionadas a Teatro, sendo duas voltadas ao Ciclo II e uma ao Ciclo III, facilitadas por Nyka Barros e Joálisson Cunha; duas de Semear o Planeta, facilitadas por Renata Bastos e Marco Pimentel com princípios da Permacultura.

Há, ainda, as oficinas de Circo Social, sendo uma para cada ciclo, facilitadas por Kléber Marone, Giovanna Lima e Josemberg Pereira. A proposta é de trabalhar na perspectiva de promoção da cidadania e da transformação social por meio do desenvolvimento criativo que envolve saberes, necessidades e potencialidades das crianças, adolescentes e jovens das classes populares.

A proposta pedagógica do Centro Cultural Piollin abrange, ainda, realização de eventos permanentes que compreendem a Mostra Pedagógica, realizada duas vezes por ano, marcando a culminância das atividades das atividades dos cursos nos dois semestres; Encontro de Teatro Aberto, que é um espaço dedicado ao teatro feito na escola e para a escola; o Brechó Cultural Solidário, realizado duas vezes por ano, em parceria com a ONG Apôitchá e, por último, o Show Solidário, promovido com o objetivo de mobilizar recursos para a manutenção de suas atividades.

      Com essas atividades, o Centro Cultural busca dar continuidade às ações, que acontecem há 35 anos, de redução da drogadição, subempregos, trabalho infantil, prolongamento da vida estudantil dos educandos e, ainda, de potencializá-los como sujeitos comunitários.  “Nossa missão é a de criar condições para que estes jovens sejam sujeitos protagonistas e ativos em suas comunidades por meio da arte”, explica Simone Alves, coordenadora pedagógica do Centro Cultural.

Da Ascom Piollin

Nenhum comentário:

Postar um comentário