12 de fevereiro de 2014

Piollin acolhe Oficina de Comicidade com Roberta Casa Nova


           Nos próximos dias 18, 19 e 20 fevereiro e 25, 26 e 27 do mesmo mês, o Centro Cultural Piollin abriga a Oficina Comicidade: Jogo, Prazer e Estratégia, facilitada por Roberta Casa Nova (SP). A Oficina será dividida em dois módulos, respectivamente nas duas semanas: A Incongruência do Clown e A Sátira Mordaz do Bufão. As oficinas acontecem das 19h às 22h e as inscrições poderão ser realizadas por meio do email betacasanova@gmail.com ou pelo telefone (83) 8825.5542. São 10 vagas para o Módulo I e 16 vagas para o Módulo II.
  
O workshop é direcionado a estudantes e interessados nas artes corporais e propõe o compartilhamento de uma trajetória de 15 anos de prática nas linguagens cômicas do clown e do bufão no Brasil e na Europa. A práticas são oriundas da pesquisa no mestrado em Performing Arts realizado com a bolsa Erasmus Mundus nas Universidades de Bruxelas (Bélgica) e Nice (França).  

A descoberta da cumplicidade com o parceiro de cena e com o público, a busca incansável pelo prazer e humanidade no trabalho do ator, assim como as infindáveis estratégias para que a comunicação com o outro se efetive são as diretrizes básicas apresentadas pelos mestres com quem Casa Nova estudou no Brasil e na École Philippe Gaulier em Paris. 


Através do trabalho de conscientização corporal, aliado aos jogos cênicos e brincadeiras, bem como às improvisações em solos/duos ou grupos, os participantes poderão experimentar noções corporais como: impulso, ponto fixo, mudanças de estado, (ou níveis de tensão corporal) e conexão do olhar com a plateia. Também será norteada uma estratégia que norteará a criação de uma lógica própria (de cada clown ou bufão) na comunicação com o público e, posteriormente, na construção de números ou cenas.

Assim os mesmos conceitos de jogo, prazer e estratégia serão experimentados de modos específicos: através da ingenuidade do clown ou do sarcasmo refinado do bufão, em cada um dos módulos oferecidos.


Esse mesmo tipo de oficina foi ministrada na sede do LUME teatro em Campinas e no Depto. de Artes Dramáticas da Universidade Federal de Santa Maria – RS em 2011 como compartilhamento de minha experiência na escola Philippe Gaulier.


Roberta Casa Nova é atriz formada pelo Teatro Escola Porto Alegre e possui bacharelado em Dança pela Unicamp (Campinas – SP). Em sua formação nas danças brasileiras, freqüentou aulas no Instituto Brincante em São Paulo além de participar das disciplinas de Danças Brasileiras na Unicamp com as Professoras Inaycira Falcão e Graziela Rodrigues. Também fez residência Artística na École Philippe Gaulier em Paris onde aprofundou estudos sobre o jogo cênico e o prazer de estar em cena.



Modulo I : Jogo, Prazer e Estratégia – A lógica/ilógica  do clown
Duração: 9h, com 03 encontros de 03 horas cada.

Número de participantes: 10

Necessidades técnicas: uma sala espaçosa, 10 cadeiras, aparelho de som.
Público alvo: alunos de artes cênicas e dança, artistas cênicos em geral (circo, dança e teatro) ou interessados em geral.
Forma de seleção: carta de interesse  
 


 Modulo II : Jogo, Prazer e Estratégia – A sátira e a parodia bufonescas
O bobo da corte é o “rei dos Teatros” segundo o pesquisador Serge Martin. A figura do bufão, com seu corpo grotesco, sua loucura visionaria, e sua liberdade em relação às regras sociais, é a representação mais perfeita do ato teatral. 

Desde 1970 na escola de Jacques Lecoq em Paris, e posteriormente, na escola de Gaulier e muitas outras, professores e alunos se interessam por desenvolver essa linguagem inspirados na figura do bufão medieval e dos bobos da corte, relacionando-a com questões da atualidade.  


Esse workshop visa dar continuidade à essa busca de apresentar na cena as estratégias dessa linguagem, tratando, por consequência, da busca de um bufão contemporâneo retratando figuras marginalizadas de nossa sociedade atual.



Duração: 9h, com 03 encontros de 03 horas cada.

Número de participantes: 16

Necessidades técnicas: uma sala espaçosa, 16 cadeiras, aparelho de som. (os participantes serão convidados à trazer roupas velhas, sapatos e espuma ou almofadas para crias as deformações corporais como: corcundas, grandes barrigas, bundas.)
Público alvo: alunos de artes cênicas e dança, artistas cênicos em geral (circo, dança e teatro) ou interessados em geral.
Forma de seleção: carta de interesse  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário