Nos próximos dias 18,
19 e 20 fevereiro e 25, 26 e 27 do mesmo mês, o Centro Cultural Piollin abriga
a Oficina Comicidade: Jogo, Prazer e Estratégia, facilitada por Roberta Casa
Nova (SP). A Oficina será dividida em dois módulos, respectivamente nas duas semanas: A
Incongruência do Clown e A Sátira Mordaz do Bufão. As oficinas acontecem das 19h às
22h e as inscrições poderão ser realizadas por meio do email betacasanova@gmail.com ou pelo
telefone (83) 8825.5542. São 10 vagas para o Módulo I e 16 vagas para o Módulo II.
O workshop é
direcionado a estudantes e interessados nas artes corporais e propõe o
compartilhamento de uma trajetória de 15 anos de prática nas linguagens cômicas
do clown e do bufão no Brasil e na Europa. A práticas são oriundas da pesquisa
no mestrado em Performing Arts
realizado com a bolsa Erasmus Mundus
nas Universidades de Bruxelas (Bélgica) e Nice (França).
A descoberta
da cumplicidade com o parceiro de cena e com o público, a busca incansável pelo
prazer e humanidade no trabalho do ator, assim como as infindáveis estratégias para que
a comunicação com o outro se efetive são as diretrizes básicas apresentadas pelos mestres com quem Casa Nova estudou no Brasil e na École Philippe Gaulier em Paris.
Através do
trabalho de conscientização corporal, aliado aos jogos cênicos e brincadeiras, bem
como às improvisações em solos/duos ou grupos, os participantes poderão
experimentar noções corporais como: impulso, ponto
fixo, mudanças
de estado, (ou níveis de tensão corporal) e conexão do
olhar com a plateia. Também será norteada uma estratégia que norteará a criação de uma lógica própria (de cada clown
ou bufão) na comunicação com o público e, posteriormente, na construção de
números ou cenas.
Assim os
mesmos conceitos de jogo, prazer e estratégia serão experimentados de modos
específicos: através da ingenuidade do clown ou do sarcasmo refinado do bufão,
em cada um dos módulos oferecidos.
Esse mesmo tipo de oficina foi
ministrada na sede do LUME teatro em Campinas e no Depto. de Artes Dramáticas
da Universidade Federal de Santa Maria – RS em 2011 como compartilhamento de
minha experiência na escola Philippe Gaulier.
Roberta
Casa Nova é atriz formada pelo Teatro Escola Porto Alegre e possui bacharelado
em Dança pela Unicamp (Campinas – SP). Em sua formação nas danças brasileiras,
freqüentou aulas no Instituto Brincante em São Paulo além de participar das
disciplinas de Danças Brasileiras na Unicamp com as Professoras Inaycira Falcão
e Graziela Rodrigues. Também fez residência Artística na École Philippe Gaulier
em Paris onde aprofundou estudos sobre o jogo cênico e o prazer de estar em
cena.
Modulo I : Jogo, Prazer e Estratégia –
A lógica/ilógica do clown
Desde 1970 na escola de Jacques Lecoq em Paris, e posteriormente, na escola de Gaulier e muitas outras, professores e alunos se interessam por desenvolver essa linguagem inspirados na figura do bufão medieval e dos bobos da corte, relacionando-a com questões da atualidade.
Esse workshop visa dar continuidade à essa busca de apresentar na cena as estratégias dessa linguagem, tratando, por consequência, da busca de um bufão contemporâneo retratando figuras marginalizadas de nossa sociedade atual.
Duração: 9h, com 03 encontros de 03 horas
cada.
Número de participantes: 10
Necessidades técnicas: uma sala
espaçosa, 10 cadeiras, aparelho de som.
Público alvo: alunos de artes cênicas
e dança, artistas cênicos em geral (circo, dança e teatro) ou interessados em
geral.
Forma de seleção: carta de interesse
Modulo
II : Jogo, Prazer e Estratégia – A sátira e a parodia bufonescas
O bobo da
corte é o “rei dos Teatros” segundo o pesquisador Serge Martin. A figura do
bufão, com seu corpo grotesco, sua loucura visionaria, e sua liberdade em
relação às regras sociais, é a representação mais perfeita do ato teatral. Desde 1970 na escola de Jacques Lecoq em Paris, e posteriormente, na escola de Gaulier e muitas outras, professores e alunos se interessam por desenvolver essa linguagem inspirados na figura do bufão medieval e dos bobos da corte, relacionando-a com questões da atualidade.
Esse workshop visa dar continuidade à essa busca de apresentar na cena as estratégias dessa linguagem, tratando, por consequência, da busca de um bufão contemporâneo retratando figuras marginalizadas de nossa sociedade atual.
Número de participantes: 16
Necessidades técnicas: uma sala
espaçosa, 16 cadeiras, aparelho de som. (os participantes serão convidados à
trazer roupas velhas, sapatos e espuma ou almofadas para crias as deformações
corporais como: corcundas, grandes barrigas, bundas.)
Público alvo: alunos de artes cênicas
e dança, artistas cênicos em geral (circo, dança e teatro) ou interessados em
geral.
Forma de seleção: carta de interesse
Nenhum comentário:
Postar um comentário