12 de fevereiro de 2014

Piollin acolhe o Baile do Cafuçu neste sábado (15)



No próximo sábado (15), o Bloco Cafuçu realiza a 20ª edição do Baile do Cafuçu.  É um esquenta ao bloco que sai no próximo dia 28 de fevereiro, no Centro Histórico da cidade, nas Praças Ponto de Cem Réis, Praça do Bispo e Praça Rio Branco. O Baile acontece no Centro Cultural Piollin, a partir das 22h, com ingressos ao preço de R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) a serem vendidos no dia. A animação fica por conta da banda campinense Varal de Cabaré, DJ Naza e VJ Spencer. O Baile conta, também, com o cardápio do chef italiano Giogio Ghiotti, que atua na Bessame Lariqueria, na Casa de Irapa. 

Outro detalhe importante é caprichar no figurino, com aquela blusa brilhante sem uso por falta de ocasião ou com as roupas que o Brechó Piollin separou exclusivamente para o Baile. O Brechó funciona no Centro Cultural Piollin, Rua Professor Sizenando Costa, sem número, bairro Róger, localizado ao lado da Bica. Aberto de segunda à sexta-feira, das 14h às 17h.

Varal de Cabaré é uma banda campinense, atuante desde 2010, que faz releituras de músicas bregas com uma pegada rock ’n roll: é como misturar Reginaldo Rossi com Black Sabbath ou Everaldo Braga com Rolling Stones. A proposta é enfeitar os corações com dores de cotovelo e mensagens rasgantes de amor, como uma malemolência contagiante que faz todo mundo se remexer seja só, seja coladinho.

O DJ Naza acompanha o Cafuçu desde 2009, quando o bloco se concentrava apenas na Praça do Bispo. Depois da sua estreia no desfile do Cafuçu naquele ano, esteve presente nos dois principais eventos do bloco, Forró e Baile do Cafuçu, respectivamente a festa junina e o esquente geral que antecede o desfile. Nazareno Andrade é parte Volante Filipéia, coletivo de pesquisa musical e discotecagem grupal com referências do tropicalismo, samba de raiz, música africana dos anos 70, música cubana, sambarock, pancadão e músicas de terreiro.

VJ do Bloco Cafuçu desde 2012, Spencer tem como proposta a Psicodelia Tropical, que compreende um espetáculo de delays e distorções nas imagens. O artista paraibano ainda dedica seu tempo na produção de vídeos, gifs, desenhos além de reunir uma ampla seleção de imagens e vídeos sintetizados em RGB para mixagem. Já participou do Festival de Música Internacional de Olinda (Mimo), RecBeat no Carnaval de Recife, Festival de Artes de Areia e Festival Mundo. 

O Bloco Cafuçu sai às ruas desde o ano desde 1989, quando o professor e quadrinista Henrique Magalhães confecciona o primeiro estandarte e reúne amigos a desfilarem no Bloco Muriçocas do Miramar, tendo como porta estandarte o professor William Pinheiro. O Bloco surge como ideia numa brincadeira entre amigos reunidos no carnaval de 1988, em Itamaracá (PE), sendo o “cafuçu” um termo muito utilizado pela atriz Adalice Costa, para designar pessoas com “maus modos” ou que se vestiam fora da moda. Até 1997 o Bloco saía na Orla do Cabo Branco, se mudando a partir desta data para o Centro Histórico, concentrando-se primeiramente na Rua Duque de Caxias. Depois passa a ocupar a Praça Dom Adauto (Praça do Bispo) e, em seguida o Ponto de Cem Réis e Praça Rio Branco, desfilando até a Praça Antenor Navarro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário