8 de abril de 2014

Piollin acolhe Palco Giratório, de 22 a 25 de abril



O Centro Cultural Piollin acolhe, de 22 a 25 de abril, o Palco Giratório João Pessoa, que tem a proposta de possibilitar a circulação de grupos e espetáculos conceituados nas artes cênicas, através da apresentação de espetáculos, realização de oficinas e intercâmbios artísticos. Serão realizadas, gratuitamente, as oficinas de Dramaturgia Corporal, nos dias 22 e 23, e apresentados os espetáculos “As Engraxadinhas”, da Cia. Lua Crescente de Circo e Teatro (PB), e “Homens de Solas de Vento”, da Cia. Solas de Vento (SP). Confira a programação detalhada:

22 e 23 de abril, das 9h às 13h
Oficina de Dramaturgia Corporal, com Cia. Solas de Vento (SP)
A oficina terá como base a pesquisa de linguagem não-verbal, desenvolvida pela Cia. Solas de Vento, que alia dança e técnicas circenses. Nesse sentido, serão trabalhadas relações dinâmicas entre os participantes por meio de exercícios que envolvem peso, contrapeso, apoios e equilíbrio. Além disso, a experimentação de aparelhos aéreos convencionais e não-convencionais, a musicalidade dos movimentos corporais e o uso de objetos como ferramenta de criação também estão presentes no conteúdo programático da oficina.

A exploração da linguagem teatral sem a utilização da palavra viabiliza uma comunicação acessível a todo público, sem barreiras linguísticas. Nesse trabalho imagético, uma participação mais ativa do interlocutor é solicitada na leitura e na compreensão da obra.

Essa oficina oferece um ponto de partida para estimular a criação de uma dramaturgia corporal baseada na apropriação do seu corpo e do reconhecimento do outro, promovendo a expressividade do corpo para comunicar, humanizar e revelar a poesia e o humor do indivíduo.

23 de abril, às 18h
 “AS ENGRAXADINHAS”,  da Cia. Lua Crescente de Circo e Teatro (PB)
As Engraxadinhas é um espetáculo da Cia Lua Crescente de Circo e Teatro (PB) que homenageia as mulheres palhaças, no qual se faz uma releitura de grandes esquetes tradicionais, que tanto brilharam nas mãos dos mestres palhaços. Elas que, quase nunca aparecem no picadeiro com a responsabilidade do ser palhaço, vem agora aos poucos conquistando um espaço que até então era exclusivo dos homens.  Apresentando com maestria e respeito a mais bela das heranças deixadas no circo, as esquetes e gags, que por muitos anos arrancaram gargalhadas e aplausos de todos os espectadores pelo mundo.

Apresentando com maestria e respeito a mais bela das heranças deixadas no circo, as esquetes e gags, que por muitos anos arrancaram gargalhadas e aplausos de todos os espectadores pelo mundo. A direção é de Kleber Marone, que também compõe o elenco juntamente com Naylane Cavalcanti e Marinalva Rodrigues, com figurino de Adriano Bezerra.

Cia. Lua Crescente de Circo e Teatro

 A Cia. iniciou seus exercícios realizando performances em diversos espaços de diversões: Boates, Encontros, Supermercados, Inaugurações, Lançamentos de Livros e em Animações de festas  infantis,  todas  tendo por base as  técnicas circenses e o  teatro, e não parou mais. As  performances  foram  se  intensificando,  no  que  se  refere  aos  seus  roteiros  e  sua dramaticidade.
A Cia Lua Crescente possui em seu currículo diversos espetáculos, tais como CIRCO LUA CRESCENTE (2005), QUEM CASA QUER LONA (2007), LUNÁTICOS ACROBÁTICOS (2009). Realizou ainda em 2008 e 2010 o Encontro Circo-Teatro Lua Crescente.

24 de abril, às 20h
Homens de Solas de Vento, Cia Solas de Vento (SP)

Sob direção de Rodrigo Matheus, os atores Bruno Rudolf e Ricardo Rodrigues, que são circenses e bailarinos, alternam cenas cômicas e movimentos imagéticos para contar a história de dois estrangeiros presos na sala de migração de um aeroporto. Sem uso da palavra, a dupla utiliza técnicas de circo, dança e teatro em uma trama que aproxima a vida desses dois estranhos.

A parceria entre Bruno Rudolf e Rodrigo Rodrigues inicou em 2007, na cidade de São Paulo. Desde então, a dupla pesquisa nas suas criações a apropriação de diversas formas de expressão como a dança contemporânea, o teatro gestual e as técnicas circenses. A simbiose dessas possibilidades corporais aliadas à dramaturgia permite o desenvolvimento de uma linguagem autoral. Desde 2009, a companhia iniciou a pesquisa de integrar recursos de vídeo ao vivo nas suas criações e começou a abordar o uso de espaços não convencionais para suas apresentações. Atualmente, a Companhia possui um repertório de 11 Números Circenses e 04 Espetáculos, entre eles o premiado Volta ao Mundo em 80 Dias.

25 de abril, a partir das 8h

No dia 25, a atividade corrente será restrita aos grupos participantes desta etapa. Trata-se de um momento de intercâmbio artístico e estético entre a Cia. Lua Crescente e a Cia. Homens de Solas de Vento, finalizando assim a primeira etapa do Palco Giratório em João Pessoa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário