21 de maio de 2014

Abertas matrículas, de 26 de maio a 05 de junho, para oficinas gratuitas do Piollin

Foto: Marco Pimentel

O Centro Cultural Piollin informa que, de 26 de maio a cinco de junho, estão abertas as matrículas para as novas turmas do segundo semestre de 2014 das oficinas de Circo, Teatro, Semear o Planeta e Arte da Palavra. A faixa etária compreende crianças e jovens de sete a 24 anos e documentos necessários são xerox do documento do educando (identidade ou certidão de nascimento), xerox da identidade do responsável, xerox do comprovante de residência, foto 3x4 e declaração escolar. As oficinas são gratuitas e realizadas no turno da tarde, das 13h30 às 17h30.

Há a possibilidade de matrículas em uma oficina específica ou, ainda, por ciclo, que compreende quase todas as oficinas citadas anteriormente, realizadas de forma alternada, diariamente. Os ciclos com os quais o Centro Cultural trabalha compreende Terra, com educando de sete a 10 anos; Água, de 11 a 15 anos; Fogo, de 15 a 18 anos e Ar, com educandos acima de 18 anos.

Além das oficinas no Centro Cultural, os educandos matriculados têm a oportunidade de participar de atividades de campo, por meio de passeios guiados a Centros Culturais da Paraíba e de outros estados. Através da Caravana Piollin 2013, educandos de 13 a 24 anos tiveram a oportunidade de apresentar experimentos de Circo e Teatro nas cidades de Nova Palmeira, Baía da Traição, Mataraca, Marcação e Pilões, por exemplo. 

Oficinas e atividades extras em intercâmbio com outros estados também são oferecidas como complementação ao processo de formação de cada educando. Além disso, aqueles e aquelas com matrícula podem acompanhar gratuitamente toda a programação cultural da instituição que abrange espetáculos, oficinas e ações nas comunidades, assim como nas escolas públicas do entorno. Também são realizados quatro encontros formativos com os responsáveis pelos educandos durante o ano, assim como acompanhamento familiar e escolar através de visitas domiciliares.

Detalhamento das Oficinas
Oficina de Circo
Dos 7 aos 24 anos de idade
Neste curso os educandos têm contato com técnicas de acrobacia, malabares, trapézio, lira e tecido. Além das aulas práticas, também são oferecidos ao longo do ano trocas estéticas com artistas de outros estados e visitas a circos que se encontram em temporada na cidade ou em estados vizinhos.
Facilitadores: Giovanna Lima, Kléber Marone e Josemberg Pereira

Oficina de Teatro
Dos 12 aos 24 anos de idade
São inúmeras as possibilidades de aprendizado ao longo do ano, como trocas estéticas e oficinas com artistas de outros estados. São realizados estudos teóricos e exercícios práticos de jogos teatrais. O resultado é apresentado no Encontro Piollin de Experimentação Artística do primeiro e segundo semestre.
Facilitadora: Nyka Barros

Oficina de Arte da Palavra
Dos 7 aos 12 anos de idade
Despertar o prazer e estimular o hábito da leitura logo nos primeiros anos. Esse é um dos principais objetivos do curso, que conta com referências da Biblioteca do Centro Cultural Piollin. São realizados saraus literários, rodas de leitura, contações de história e distribuição de livros.
Facilitadora: Giovanna Lima
Bibliotecária: Catarina Strapação

Oficina Semear o Planeta
Dos 7 aos 18 anos de idade
Tem como pressuposto a Permacultura, que visa à criação de espaços sustentáveis de convívio humano, onde se planejam, implantam e gerenciam formas de viver com a natureza e não contra ela, preservando sua diversidade.
Facilitador: André Donato

Um comentário:

  1. Faltou informar, onde e em que horário podemos ir nos inscrever...

    ResponderExcluir