14 de março de 2014

Piollin inicia obras do Galpão Escola




No dia 24 de fevereiro tiveram início obras de recuperação do Galpão Escola Piollin, construção iniciada em 1980 para abrigar o Teatro Piollin. Esta nova etapa de construção abrange o teto e piso, sendo custeada pela campanha de financiamento colaborativo, realizada entre os meses de outubro e dezembro de 2013 por meio da plataforma Benfeitoria. Através da campanha, o Centro Cultural Piollin ultrapassou a meta estipulada de vinte mil reais, com aporte de recursos do Ministério Público do Trabalho da Paraíba (MPT-PB),  resultado do repasse de multas.

Antes do início das obras, ainda no mês de janeiro do corrente, a equipe administrativa e pedagógica esteve visitando a Escola Pernambucana de Circo, que tem uma estrutura semelhante ao Galpão Escola Piollin, considerando que o espaço abrigará as instalações da Escola de Circo Piollin. Localizada em Recife e com 18 anos de atuação, a Escola trocou conhecimentos acerca da estrutura adequada para funcionamento das disciplinas circenses.  
Após esta primeira qualificação do espaço, aliada à pintura interna e externa, o Galpão Escola Piollin estará apto a dobrar o número de educandos na organização e manter a estrutura de uma escola de circo social da Paraíba, dando continuidade a ação pioneira da Escola Pirilampo, mantida inicialmente pela Fundac e, posteriormente pela Prefeitura de João Pessoa.

No caso do Galpão Escola Piollin,  o propósito é de também favorecer a educação integral não somente por meio do circo, mas aprimorar outras práticas no Centro Cultural, a exemplo das oficinas de teatro, arte da palavra e permacultura.


Concluída esta nova etapa de construção,  o Centro Cultural Piollin segue em campanha de mobilização de recursos materiais e financeiros para continuidade de conclusão total das obras de construção do Galpão, que compreende a parte dos banheiros, camarim, bilheteria e parte administrativa.

13 de março de 2014

Piollin disponibiliza espaço para ocupação e vende obras de arte



O Centro Cultural Piollin reitera a realização de duas ações de mobilização de recursos para manutenção das atividades arte-educativas, que são a venda de obras que integraram a 1ª Exposição Coletiva de Artes Visuais e, ainda, a disponibilização dos espaços da Casa Grande e Sala de Corpo para ocupação durante a manhã com atividades artísticas. Para as duas ações, os interessados devem procurar a Coordenação de Captação de Recursos do Centro Cultural, de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h. Informações pelo telefone 3241 6343 ou 8738 7373.

As obras à venda no Centro Cultural Piollin compreendem mais de 60 pinturas, gravuras, cerâmicas, xilogravuras, fotografias e objetos que compuseram a 1ª Exposição Coletiva de Artes Visuais, que teve curadoria de Cristina Strapação e Lúcia França, e ocorreu na Torre da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes.

Quanto à ocupação da Casa Grande e Sala de Corpo no turno da manhã, a sugestão é de que os interessados apresentem um projeto de viabilização das atividades e estipulem um preço para mensalidade. Em contrapartida, o Centro Cultural disponibiliza banheiros, segurança, limpeza, água e divulgação.

O Centro Cultural um espaço de preservação da Mata Atlântica, localizado ao lado do Parque Zoobotânico Arruda Câmara, também em destaque pelo contexto histórico de ser o espaço do antigo Engenho Paul de cana-de-açúcar. O espaço, construído em 1856, é um dos últimos resquícios de engenhos edificados no século XIX, na capital paraibana. O Engenho Paul foi erguido numa área chamada de Província da Parahyba, com atividade econômica de produção de açúcar e rapadura. Atualmente funciona o seguinte complexo: a Casa Grande, o Teatro, o Galpão (em processo de reforma), a Biblioteca, as Salas de Aula, Refeitório, Salas dos Grupos Residentes e o anexo administrativo. 


Piollin realiza Circuito Temático com Rádios de segunda (17) a sexta-feira (21)



De segunda (17) à sexta-feira (21), o Centro Cultural Piollin realiza o Circuito Temático com o tema “Rádio como processo de educomunicação e mobilização comunitária”, tendo em vista a implementação de uma rádio caixinha na Organização, de maneira a funcionar como instrumento pedagógico com educandos de sete a 24 anos. Estes espaços acontecem a partir das 14h, no próprio Centro Cultural, como momento do Boa Tarde para iniciar as atividades, que compreendem as Oficinas Permanentes de Circo, Teatro, Arte da Palavra e Semear o Planeta.

A ideia é dialogar acerca de democratização da comunicação, rádios comunitárias, representação da mulher na mídia, realizar uma oficina de minitransmissores e, ainda, discutir acerca dos conteúdos e formatos da rádio caixinha. A Rádio Caixinha Piollin funciona uma vez por semana, com educadores e cada um dos quatro ciclos de educandos propondo pautas e sugerindo formatos. Funciona com uma caixa de som e microfone.

O Circuito Temático é uma ação pedagógica mensal que acontece durante uma semana, como um Boa Tarde para iniciar as atividades ampliado. Propõe o aprofundamento acerca de temáticas ora sugeridas por educandos, ora sugeridas pelos colaboradores. Também é um momento de trocas de conhecimento, tendo em vista que há convidados, com pessoas participando indiretamente da instituição.
  

Segunda
Terça
Quarta
Quinta
Sexta
Comunicação e Democratização (Direito Humano à Comunicação)
O que é uma Rádio Comunitária
(Com Casa Pequeno Davi)
Oficina de Minitransmissor
Comunicação e Cultura: Representação da Mulher na Mídia
Rádio Caixinha Piollin

Piollin realiza Café Memória neste sábado (15)



Neste sábado (15), o Centro Cultural Piollin realiza o Café Memória, ação pedagógica no bairro do Róger com a proposta de, a goles de café, rememorar histórias da localidade e apresentar performances. A ideia é de propiciar espaços de construção de narrativas, assim como fomentar espaços de interação comunitária. O Café Memória acontece a partir das 17h, na Praça em frente à Penitenciária Flósculo da Nóbrega, localizada na Rua Conceição Cabral, no Baixo Róger.

Café Memória também será espaço para exibição audiovisual, com os filmes “Caravana Piollin em Pilões” (2013), dirigido por Thyego Lopes; “Água Barrenta” (2010), de Thiago Penna e “Homem Trator” (2009), de Alexsandro Grafit, Neném e João Luiz Vital.               

Com estes programas, o Centro Cultural Piollin busca reafirmar a missão de estimular o potencial expressivo de crianças, adolescentes e jovens, prioritariamente dos setores populares, visando seu desenvolvimento pessoal e sua integração social por meio da educação e de atividades artístico-culturais.

Equipe de Produção
Apresentação: Nyka Barros
Montagem Técnica: Berg Pereira e Jonielson Brito
Mobilização: Adriana Ramalho e Jéssica Alves
Comunicação e Registro Fotográfico: Isa Paula Morais
Cozinha: Simone Alves e Daniela Ninfa

12 de março de 2014

Educadora do Piollin em formação com Rede Mundo de Circo



Desde a última terça-feira (11), a educadora de circo do Centro Cultural Piollin, Giovanna Lima, está em formação com a Rede Circo do Mundo Brasil, que atua em parceria com o Cirque du Soleil. A proposta da formação, que se estende até a próxima sexta-feira (14) e acontece em São Paulo (SP), é fomentar intercâmbios acerca da temática Circo Social, práticas presente nas oficinas permanentes de circo do Centro Cultural.

Segundo Giovanna Lima, a proposta do circo social é ter “seu olhar voltado para o ser humano, suas necessidades e a construção de perspectivas futuras. Assim, a ideia é formar artistas políticos e críticos, agentes transformadores e não meramente técnicos”, explica.

O Centro Cultural Piollin é uma das 22 instituições brasileiras integrantes da Rede Circo do Mundo Brasil, criada em 2000, com a proposta de destacar o potencial dos jovens quanto ao seu próprio desenvolvimento e o seu papel na sociedade. A relação entre o Cirque du Soleil com a Rede Circo do Mundo Brasil foi desenvolvida para estimular a arte-educação, a formação de profissionais e também para colaborar financeiramente.

Isso é feito através da produção e distribuição de material didático voltado aos educadores; do incentivo ao intercâmbio com os jovens dessas organizações e da reserva de venda de ingressos para organizações. A Rede do Brasil nasceu a partir da Rede Circo do Mundo no Canadá, fomentada pelo Cirque du Soleil.


Giovanna Lima é graduanda em Pedagogia pela UFPB e educadora do Centro Cultural Piollin desde 2012. Educanda desde 2007, se tornou educadora monitora em 2011. Participou, setembro de 2010 em Goiás, do 1º Encontro de Circo Social da Rede Circo do Mundo Brasil e da formação em circo social iniciada em 2013.

11 de março de 2014

A Grande Serpente é o espetáculo desta semana no Piollin




E nesta quarta (12) e quinta-feira (13), o Teatro Piollin acolhe o espetáculo "A Grande Serpente", do grupo sergipano Imbuaça. Acontece às 20h, com entrada gratuita!

Dirigido por João Marcelino, a história acontece em uma pequena cidade isolada pela quentura da caatinga, governada por um líder ganancioso e habitada por um povo humilde e cheio de superstições. O texto, tem características do surrealismo, às vezes, do teatro absurdo e do realismo fantástico, já que no ambiente retratado a vida só é possível por causa de um poço - um generoso veio de água que garante a subsistência dos moradores daquele local. A encenação, em forma circular, aproxima o público, esquentando ainda mais a estética do espetáculo.

Informações: (83) 8680 3028